A priori, vale ressaltar que o problema é causado por grande parcela da população. A partir desse pressuposto, com a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, a extração do pau-brasil foi a primeira atividade feita nas terras nacionais, o que levou essa árvore a um estado de quase extinção. Sob esse viés, na atualidade, os habitantes brasileiros colaboram para que essas catástrofes aconteçam frequentemente - com a justificativa do uso constante de matéria prima para a manutenção do crescimento econômico -,
o que acarreta em consequências graves à natureza, como o desmatamento que assola o território brasileiro.
Ademais, o ineficaz setor governamental atua como promotor do revés. Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo, em 2019, estima-se que a conflagração no território brasileiro aumentou em 30% em relação ao ano anterior. Dessa forma, pode-se dizer que tal acontecimento decorre da ineficiência do Governo Federal em elaborar políticas de segurança pública que tenham como principal objetivo amenizar a ocorrência das ações antrópicas predatórias na natureza, visto que a conservação de um ecossistema equilibrado está diretamente relacionada com a melhora da qualidade de vida dos indivíduos.
Portanto, para alterar o atual cenário de não preservação ambiental no Brasil, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio de parcerias com as mídias publicitárias, crie palestras onlines com foco em informar sobre a importância de se preservar o meio ambiente e propagar metódos sustentáveis - como a reciclagem -, com o fito de atenuar os impactos ambientais. Somente assim, pode-se alcançar a realidade preserva- cionista que fora enaltecida pelos indianistas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.