Sob esse viés, é importante destacar, a inoperância governamental, como fator agravante dos prejuízos da alimentação dos cidadãos no Brasil. Nessa pespectiva, de acordo com o sociólogo Polônes Bauman: o Estado foi formado para auxiliar a sociedade no seu bem-estar, contudo, atualmente esse valor mudou, na qual o problema é de responsabilidade individual. Nesse sentido, logo, no contexto hodierno, a passividade do Estado, perante uma educação alimentar para os indivíduos, no que tange os efeitos negativos de produtos que não são naturais, distancia a coletividade dos direitos constitucionalmente garantidos à saúde à medida que não conhecem corretamente a alimentação adequada. Dessa forma, enquanto a máquina pública, negligencia suas responsabilidades o problema permanecerá e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ademais, vale ressaltar, os riscos de doenças que essas comidas trazem para o indivíduo brasileiro. Nessa pespectiva, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) - à saúde é um bem-estar físico, mental e social e não só ausências de doenças. Diante desse tal exposto, é relevante pensar, que quando o físico não está bem, o indivíduo não terá um bem-estar completo, na qual os alimentos industrializados quando em excesso causa doenças como: diabete, pressão alta e obesidade. Em decorrência disso, se houver cuidado com os alimentos mecânicos a população brasileira conseguirá diminuir o aparecimento dessas doenças.
Fica clara, portanto, a necessidade de enfatizar os prejuízos dos alimentos industrializados na saúde dos brasileiros. Cabe então, ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - incentivar a população a tomar medidas disciplinares na alimentação, por meio de palestras para os cidadãos , que visem ensinar sobre a alimentação adequada, com o objetivo de melhorar a saúde dos brasileiros. Outrossim, é dever do o Ministério da Saúde, disponibilizar nutricionistas, para a regulamentação do planejamento da alimentação. Dessa forma, a realidade mostrada no programa "Pesos mortais", não será um problema a ser senado na nação verde-amarela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada