• Avatar do usuário
#80161
Para conquistar o pódio em uma competição, se sabe que um atleta de elite diferente de atletas que buscam prazer e diversão em seus esportes preferidos passam por vários cuidados ao longo de sua preparação, causando desgaste físico e mental. Como aconteceu com a atleta norte-americana Simone Biles que tomou a decisão de não participar das provas das Olimpíadas de Tóquio para cuidar de sua saúde mental mesmo sendo a preferida em várias provas na modalidade a qual participava. A pergunta é: Por que o atleta se sente tão mentalmente incapacitado ao ponto de optar de não participar das provas? Será que ajuda de um psicólogo dessa área de esporte não é bom o suficiente ?
A expectativa colocado em atleta é uma das causas para a desestabilidade psicológica, se um atleta amador que está no início da carreira sofre com as expectativas por parte da família por exemplo, para um atleta com título isso pode se considerar insuportáveis, sofrendo com pressões para ter boas posturas, boa apresentação, uma boa pontuação, manter um corpo "padrão" no mundo do atletismo que pode causar problemas alimentares, além disso a casos de sofrer repressões fora dos olhares do público por causa de um único erro na performance como aconteceu com as ex-patinadora artística Tonya Harding. Essas são só algumas das causas apresentadas.
A questão sobre acompanhamento psicológico, muitos atletas não estão dispostos a procurar ajuda, já que, ao ponto de vista da maior parte do público, atleta deve ter uma mente blindada e na maioria das vezes que eles também são seres humanos. Por outro lado, outros atletas tendem a tentar resolver seus problemas psicológicos sozinhos, então optam por não buscar ajuda, e pensam que é vergonhoso se "despir" em frente à outra pessoa.
Pôde-se concluir que a incapacidades mental dos atletas em sua maioria é causado pelas grandes expectativas e pressões sofrida antes e depois das competições e não se dar um tempo de respirar só para beirar a perfeição e alcançar as expectativas das pessoas, não buscar uma ajuda adequada pode o deixar ainda mais destruído e sem muitas expectativas para outras atividades. O que deveria ser feito para essas pessoas é um acompanhamento mais intenso e os atletas deveriam ir atrás de profissionais e não guardar tudo para si.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM