De início, o Brasil é considerado um país miscigenado e de cultura ampla. Devido a isso , nota-se diversas manifestações artísticas, de expressão e , também, linguísticas. As variantes faladas no Nordeste, por exemplo, divergem das faladas do Sul , contribuindo para a riqueza do indioma . No entanto , a sociedade mostra resistência em aceita-las . Muitos nordestinos vão embora de seu estado há procura de emprego nas grandes cidades de outras regiões, como São Paulo, porém por conta de sua linguagem que é vista como inferior , a oportunidade de oficio é oferecida a outro , esta situação reflete no estereótipo criado para nordestinos que são considerados incapazes.
Ademais , os indivíduos que sofrem discriminação linguística tendem a desenvolver problemas psicológicos, ja que a pessoa começa a acreditar que ela é errada. No desenho animado "Turma da Mônica " , o personagem Chico Bento ao longo dos episódios sofre preconceito por conta do modo que ele fala . Fora da ficção, essa problemática se faz presente no cotidiano , muitas pessoas não conseguem dar palestras, por conta da baixa autoestima causada pela discriminação , são excluidas, e para resolver o problema opitam pelo suicídio. Diante disso , se faz necessário medidas para que essa vicissitude amenize.
Assim , cabe ao governo junto com as instituições de ensino propor a cada cidadão caminhos para combater o preconceito linguistico no Brasil , através de palestras, diálogos, frases motivadoras nas plataformas onlines. Dessa forma, as pessoas se conscientizarão a ter respeito e empatia pelo próximo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.