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Por Dante
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A Stephen Chomsky, cineasta, no filme “Extraordinário” conta a história de um garota como graves deformações em seu resto, que ao passar por uma nova etapa da vida, à escola, passar por constantes situações de preconceito. Em paralelo a essa realidade, fora da ficção os casos de preconceitos são tão decorrentes quanto. Ficando perceptivo que a intolerância é um problema histórico e, também, flui da fuga do “padrão”. Certamente, essa realidade aduar, em que se basear unicamente em juízes de valores deve ser sanada.

Sob essa perspectiva, o preconceito está enraizado na sociedade, sendo quase tão comum quanto respirar. O que fica evidente quando pensamentos no progresso histórico, onde, na maioria das vezes, as guerras (Segunda Guerra Mundial) as colonizações e até mesmo fazendo um paralelo à atualidade, percebe-se que decorre de uma mesma caracterizas: originalidade, cor, modo de falar. Assim, o problema em torno do preconceito, não é ele em si, mas para si, visto todas as consequências que ele acarreta numa sociedade ou para um indivíduo, como a xenofobia. É, portanto, claro que esses casos não se podem passar por despercebidos pela sociedade, quanto mais evidente, menos pertinentes.

Ademais, é pertinente ressaltar sobre o padrão pré-estabelecido em cada sociedade, que, de modo particular, acaba por gerar uma aceitação dos comuns e uma exclusão dos não comuns. O caso mais evidente disso é o próprio nazismo e a Ku Klux Klan, que serviram como mecanismo de exclusão e de extermínio daqueles considerados diferentes. Sob esse contexto, mesmo que diversas sociedades passaram a criar mecanismo para consertar isso, como, no caso Brasil, a Constituição Federal, promulgada 1988, a qual garantiu inúmeros direitos, isto, não soluciona o problema. Perecendo-se, desse modo, que a melhor forma de se mudar essa realidade padronizada de sociedade, é gerar de forma ampla medidas socioeducativas.

Em sintaxe, objetiva-se sanar a influência histórica e minimizar os problemas da padronização. Destarte, portanto, que o atual cenário brasileira ainda se encontra longe dessa realidade, mas, a partir do momento, que o Ministério da Cidadania, por meio de parceira com o Ministério da Educação (aliado às políticas públicas) investir em ações socioeducativas nas escolas, como; por exemplo, ensino do direito civil, melhor integração da história afrodescendente e indígena, conseguirá mudar a perspectiva preconceituosa e estereotipada. Com isso, a realidade apresentada no filme, extraordinário, será modificada e crianças não terão que passar por situações de preconceito por suas caraterísticas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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