• Avatar do usuário
#63782
Tema da redação “ Preconceito Racial: problemática Brasileira”

A cada 23 minutos um jovem preto é morre no Brasil. Mesmo anos após a abolição da escravatura pessoas pretas sofrem com ataques preconceituosos, de forma direta, indireta, verbal e até mesmo física. O preconceito racial pode estar em qualquer lugar, escolas, ambiente de trabalho, lugares religiosos, lugares públicas e privados, e também nas ruas. É um tema muito comentado em rodas de conversa e também e redes sociais o tema desencadeia diferentes opiniões, e até mesmo brigas. Falar de preconceito racial no brasil é como mexer e magoar uma das maiores feridas da nação.
Em todos os lugares do país existe a luta contra esse mal, que causa desigualdade e a exclusão de um povo que sofre desde muito tempo atrás, e que têm seus direitos na maioria das vezes anulados, o que cria uma população revoltada contra o estado. A diferença nos números de brancos de pretos no mercado de trabalho, nas universidades e na classe alta, também é muito significativa, mesmo com a criação das cotas raciais, ainda encontra-se dificuldades de uma pessoa preta que mora na favela alcançar a classe alta, muitas vezes por falta de suportes no longo caminho até chegar à universidade.
A luta das pessoas pretas não é só por direitos referentes ao estado, mas também pela conscientização das pessoas brancas que muitas vezes são leigas e têm essa maneira de pensar, dando atenção para essas questões deveriam existir, mais rodas de conversas sobre o preconceito racial em rodas de conversas, em grupos nas rede sociais, palestras, representatividade nas grandes marcas, livros e até mesmo em desenhos animados etc, fazendo com que assim as pessoas pretas se sintam representadas e as brancas se conscientizem. Nas escolas esse tema deveria ser abordado como matéria avaliativa, visando mostrar a história dos pretos antepassados, à fim de quebrar toda ideia, de que qualquer pessoa de pele escura seja inferior, assim, preparando milhares de jovem para conviver em sociedade, respeitando toda e qualquer pessoa de diferentes raças.
Foram anos de luta por direitos que até aqui foram conquistados e ainda existe anos de vida pela frente para  população preta conquistar o seu espaço e nele ser respeitado verdadeiramente como todo cidadão merece ser.

 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A cultura de assédio no Brasil

No livro “50 tons de cinza” é a[…]

joenir jheromagnoli cassiahso Higorrair

Peso: 1000 Nota: 1000 Conforme o escritor Franz K[…]

Doença mental

Para a OMS, saúde não engloba apena[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM