Em primeiro lugar, a imposição de uma língua padrão é um dos fatores que colaboram com esse crime. Nessa perspectiva, a população é influenciada por tal padrão linguístico imposto por intuições de ensino que a utilizam como referência para a aprendizagem da língua. Dessa maneira, parte da sociedade nega qualquer outra forma de linguagem. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988 estabelecer princípios e direitos aplicados no combate à discriminação linguística, a falta de leis concretas atrapalha na diminuição dessa intolerância. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível a conscientização das pessoas para mudar essa realidade.
Nota-se, outrossim, que os estereótipos são outra problemática em relação ao estigma acerca do preconceito linguístico. Nesse aspecto, devido ao limitado conhecimento sobre a diversidade de línguas, a sociedade leva pensamentos negativos, onde as pessoas consideram certas formas de falar como erradas ou inferiores. Desse modo, assim como é retratado no livro "Língua e liberdade" de Paulo Freire, no qual mostra que a discriminação linguística está enraizada em estruturas sociais e culturais, perpetuando a marginalização de determinados grupos sociais com base na sua forma de falar. Mediante o fato, constata-se a carência da valorização da diversidade.
Portanto, faz-se necessário pensar em algumas soluções para amenizar o problema discutido. Diante disso, a mídia deve incentivar à autoestima linguística, ajudar os cidadãos a desenvolverem um pensamento positivo em relação à sua própria forma de falar. Para tal, a imprensa deve promover a representação diversificada de línguas e sotaques na mídia, publicidade e entrenimento. Mediante essas ações concretas, somente ao abraçarmos a riqueza e a variedade de línguas e dialetos, poderemos construir uma sociedade inclusiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada