Avatar do usuário
Por vgssm
Quantidade de postagens
#119344
Desde a colonização, a variedade linguística se torna inevitável dado a variedade de povos que aqui chegaram, holandeses, portugueses, alemães e italianos, além dos povos indígenas que já se encontravam em terras brasileiras. De maneira análoga a isso, encontra-se desafios no combate ao preconceito linguístico no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o preconceito regional, a aversão ao sotaque e a distinção de classes sendo os mais pobres discriminados ao dominarem variedades informais.
Em primeira análise, evidencia-se o preconceito regional a regiões mais humildes e maiores variedades na fala. Sob essa ótica, o livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos traça uma critica social ao retrato da sociedade brasileira, mostrando a vida de retirantes pobres no sertão nordestino, narrando situações em qual seus personagens são incompreendidos ,zombados e excluídos por suas falas "inadequadas". Dessa forma, comprova-se como o preconceito linguístico regional afeta diretamente a vida na sociedade atual.
Além disso, é notório que variedades informais dominadas por regiões mais pobres são alvos de discriminação e julgamentos, termos populares como "jeca" são atribuídos diretamente a essas pessoas. Dessa modo, o poeta e escritor Augusto Branco, diz: "A finalidade da comunicação é fazer-se entender. Mas há quem prefira se desentender". Consoante a isso, membros de classes mais pobres são discriminados por dominarem variedades informais de menor prestígio, muitas vezes por estarem menos presentes em modalidades educacionais de qualidade e ao meio cultural, prejudicando sua ascensão social, medo da fala em público, prejuízo na autoestima e no emprego social .
Deprende-se , portanto, a adoção de medidas que venham amenizar impactos sociais do preconceito linguístico no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal com seus órgãos públicos como o MEC- Ministério da Educação, fazer campanhas e projetos, por meio de ações comunitárias que desenvolvam palestras em suas escolas e a abertura para a sociedade, a fim de que o conhecimento e normalidade ante a variedade linguística seja propagada. Ademais, ao meio jurídico cabe a adesão de leis para punição daqueles que sigam com a discriminação linguística, no qual as suas denúncias possam ser realizadas através de canais próprios para a ouvidoria, sem manchar ou expor a imagem do padecedor. Somente assim, será possível a variedade linguística patenteada desde os tempos colonos em terras brasileiras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
133 Exibições
por Tainara1109
2 Respostas 
103 Exibições
por Domine
6 Respostas 
326 Exibições
por Mylike
Preconceito linguístico e a exclusão social
por Kauanzin    - In: Outros temas
0 Respostas 
114 Exibições
por Kauanzin
0 Respostas 
111 Exibições
por joaoluis
0 Respostas 
103 Exibições
por KauaneLeal
0 Respostas 
98 Exibições
por KauaneLeal
2 Respostas 
253 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
70 Exibições
por juli0069
0 Respostas 
65 Exibições
por Is2mf

Na atualidade, os seres humanos ainda estão[…]

De acordo com o inquérito 641%, dos inquer[…]

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM