Em primeira análise, evidencia-se o preconceito regional a regiões mais humildes e maiores variedades na fala. Sob essa ótica, o livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos traça uma critica social ao retrato da sociedade brasileira, mostrando a vida de retirantes pobres no sertão nordestino, narrando situações em qual seus personagens são incompreendidos ,zombados e excluídos por suas falas "inadequadas". Dessa forma, comprova-se como o preconceito linguístico regional afeta diretamente a vida na sociedade atual.
Além disso, é notório que variedades informais dominadas por regiões mais pobres são alvos de discriminação e julgamentos, termos populares como "jeca" são atribuídos diretamente a essas pessoas. Dessa modo, o poeta e escritor Augusto Branco, diz: "A finalidade da comunicação é fazer-se entender. Mas há quem prefira se desentender". Consoante a isso, membros de classes mais pobres são discriminados por dominarem variedades informais de menor prestígio, muitas vezes por estarem menos presentes em modalidades educacionais de qualidade e ao meio cultural, prejudicando sua ascensão social, medo da fala em público, prejuízo na autoestima e no emprego social .
Deprende-se , portanto, a adoção de medidas que venham amenizar impactos sociais do preconceito linguístico no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal com seus órgãos públicos como o MEC- Ministério da Educação, fazer campanhas e projetos, por meio de ações comunitárias que desenvolvam palestras em suas escolas e a abertura para a sociedade, a fim de que o conhecimento e normalidade ante a variedade linguística seja propagada. Ademais, ao meio jurídico cabe a adesão de leis para punição daqueles que sigam com a discriminação linguística, no qual as suas denúncias possam ser realizadas através de canais próprios para a ouvidoria, sem manchar ou expor a imagem do padecedor. Somente assim, será possível a variedade linguística patenteada desde os tempos colonos em terras brasileiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada