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Por Katsmoking
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#110867
MODELO: AFA
TEMA: Preconceito Linguístico
Título: Limite da Informação

O sociólogo francês Émile Durkheim afirma que o indivíduo se torna individualista por conta da sociedade. À vista disso, os conceitos pré-concebidos são produtos da falta de apreço com o coletivo, dessa forma, a linguagem como fator mutável é alvo de críticas infundadas, tendo em vista sua variação regional e elitista. Desse modo, analisar as incoerências geradas pelos ouvintes é válido para a compreensão do exposto.

Em primeira análise, é imprescindível salientar como o preconceito linguístico está intrinsecamente ligado ao preconceito de classe. Acerca disso, a autora do livro "Quarto de Despejo", Carolina Maria de Jesus, conta como conseguiu escrever a sua obra em meio a tantas dificuldades, vivendo em uma zona precária, sem condições mínimas e lendo livros encontrados no lixo. Para tanto, assim como a escritora, o foco dos artistas se concentra na transmissão da informação sem deixar que as regras da norma culta os limitem, entretanto, essa liberdade em moldar a própria escrita para facilitar a composição, causa aversão, preconceituosamente, àqueles que priorizam a escrita. Sendo assim, a informação deve ser priorizada e transmitida em primeiro plano.

Em segunda análise, é fundamental acentuar como, historicamente, as mudanças linguísticas são tratadas com desdém. Nesse sentido, no Brasil, a implementação da língua portuguesa, na época da colonização, foi com a intenção de explorar os nativos, os quais após muitas rebeliões passaram a adotar o português como linguagem principal. Consoante ao exposto, as diferentes regiões do Brasil, apesar de compartilharem a mesma história, refletem nas suas formas de se comunicar, diferentes culturas, as quais são transmitidas por meio de gírias, sotaques e abreviações que não podem ser reproduzidas na escrita. Fica claro, portanto, que restringir a forma de se expressar de uma região silencia a propagação de sua cultura.

É indispensável discutir-se, portanto, sobre o preconceito linguístico. Com isso, evidencia-se a perpetuação das variadas formas, regionais e de classe, de comunicação para a conservação da cultura dos mesmo. Assim, reafirma-se a importância da diversidade da linguagem brasileira.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Katsmoking
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#110869
Este tema para mim, durante muito tempo, foi um dos mais complexos de se escrever. Leio muitas redações sobre esse tema de alunos que estão começando a escrever e a esmagadora maioria acaba não entendendo a profundidade do que é tratar um sotaque ou gíria como "errada" ou pior, considerar que o sul/sudeste do país é mais "correto" que o restante, por conta disso, sempre fugi desse tema.

Por outro lado, apesar desse tema ser o meu nêmesis, escrevi essa redação em exatos 55min à mão e os 3 corretores do cursinho, pela primeira vez em minhas redações, me deram 10 /10 na nota da AFA(correção puxada)! Então, caso alguém leia esse comentário, reconsidere escrever acerca do seu pior tema, aquele tema que é tão chato pessoalmente que às vezes até dá branco, vai abrir muitas barreiras mentais e dar uma confiança a mais nas suas obras!! :D

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
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