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Por H1000
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#93773
São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão do preconceito linguístico contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, alguns grupos sociais são vítimas de discriminação constante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, cuja diminuição é dificultada em virtude do legado histórico e da falta de conhecimento.

Em primeira análise, o legado histórico mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, o preconceito linguístico, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução. Portanto, para sua diminuição, é preciso romper com esse preconceito histórico, enraizado na mentalidade social.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de conhecimento. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre o preconceito linguístico sofrido por alguns grupos sociais brasileiros, sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.

Portanto, para que a diminuição do preconceito linguístico passe a fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o MEC juntamente o Ministério da Cultura devem desenvolver palestras em escolas a serem webconferenciadas nas redes sociais desses órgãos, por meio de entrevistas com vítimas do problema e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. Além disso, nesses eventos, é preciso discutir a compreensão dos eventos históricos no combate ao preconceito linguístico, a fim de erradicar esse problema. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimista pra diferença, pois, como constatou Hannah Arendt: "A pluralidade é a lei a Terra".

@abiaacs @karenhelena @Felipe082 @JoaoPedro72 @leo1418 @Mylike @Higorvaz
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por abiaacs
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#0
boa noite, H

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] erros;
() observações;
{} observações mais aprofundadas.

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão do preconceito linguístico contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, alguns grupos sociais são vítimas de discriminação constante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, cuja diminuição (desse entrave) é dificultada em virtude do legado histórico e da falta de conhecimento {do quê?}. {excelente introdução}

{3- [Em primeira análise]} (Diante desse cenário, é visível que} o legado histórico mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. {ausência de conectivo} De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss {quem é ele, filósofo? especifique melhor}, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas(,) por meio do entendimento dos eventos históricos. {1- Nesse sentido, o preconceito linguístico, mesmo que (esteja) fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução}. Portanto, para sua diminuição, é preciso romper com esse preconceito histórico, enraizado na mentalidade social.

{3}: esses conectivos são para iniciar o TEXTO, ou seja na introdução e não nos desenvolvimentos. Isso desconta ponto na c3. Cuidado!

{1}: trecho expositivo. tente argumenta-lo melhor, traga novas informações acerca do histórico do país. quais são essas raízes? é por conta da extensão territorial do país? é por causa a miscigenação de povos que fazem parte da população do Brasil?.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de conhecimento {sobre o quê?). Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. {ausência de conectivo} {2- Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre o preconceito linguístico(,) sofrido por alguns grupos sociais brasileiros, sua visão será limitada,} o que dificulta a erradicação do problema.

{2}: penso que você consiga argumentar mais a respeito.

Portanto, para que a diminuição do preconceito linguístico passe a fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. (Sendo assim, Para que isso ocorra, o (Ministério da Educação,) [MEC] juntamente o Ministério da Cultura(,) devem desenvolver palestras em escolas [a] (e) serem web( )conferenciadas nas redes sociais [desses] (dos) órgãos (públicos), por meio de entrevistas com vítimas do problema e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. {ausência de detalhamento} . Além disso, nesses eventos, é preciso discutir a compreensão dos eventos históricos no combate ao preconceito linguístico, a fim de erradicar esse problema. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimista { 4 - pra diferença}, pois, como constatou Hannah Arendt: "A pluralidade é a lei (d)a Terra".

{4}: confuso.

OBS. vejo que seus argumentos estão poucos articulados, procure adentrar mais nas temáticas. Cuidado na conclusão, detalhar o agente é mais fácil e você não se perde na escrita. Cuidado nos usos dos conectivos, pois isso desconta pontos na c3. Continue com essa frequência de escrita e procure reescrever suas redações para que você não cometa os erros nas próximas escritas.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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Por abiaacs
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#93915
boa noite, H

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] erros;
() observações;
{} observações mais aprofundadas.

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão do preconceito linguístico contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, alguns grupos sociais são vítimas de discriminação constante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, cuja diminuição (desse entrave) é dificultada em virtude do legado histórico e da falta de conhecimento {do quê?}. {excelente introdução}

{3- [Em primeira análise]} (Diante desse cenário, é visível que} o legado histórico mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. {ausência de conectivo} De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss {quem é ele, filósofo? especifique melhor}, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas(,) por meio do entendimento dos eventos históricos. {1- Nesse sentido, o preconceito linguístico, mesmo que (esteja) fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução}. Portanto, para sua diminuição, é preciso romper com esse preconceito histórico, enraizado na mentalidade social.

{3}: esses conectivos são para iniciar o TEXTO, ou seja na introdução e não nos desenvolvimentos. Isso desconta ponto na c3. Cuidado!

{1}: trecho expositivo. tente argumenta-lo melhor, traga novas informações acerca do histórico do país. quais são essas raízes? é por conta da extensão territorial do país? é por causa a miscigenação de povos que fazem parte da população do Brasil?.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de conhecimento {sobre o quê?). Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. {ausência de conectivo} {2- Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre o preconceito linguístico(,) sofrido por alguns grupos sociais brasileiros, sua visão será limitada,} o que dificulta a erradicação do problema.

{2}: penso que você consiga argumentar mais a respeito.

Portanto, para que a diminuição do preconceito linguístico passe a fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. (Sendo assim, Para que isso ocorra, o (Ministério da Educação,) [MEC] juntamente o Ministério da Cultura(,) devem desenvolver palestras em escolas [a] (e) serem web( )conferenciadas nas redes sociais [desses] (dos) órgãos (públicos), por meio de entrevistas com vítimas do problema e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. {ausência de detalhamento} . Além disso, nesses eventos, é preciso discutir a compreensão dos eventos históricos no combate ao preconceito linguístico, a fim de erradicar esse problema. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimista { 4 - pra diferença}, pois, como constatou Hannah Arendt: "A pluralidade é a lei (d)a Terra".

{4}: confuso.

OBS. vejo que seus argumentos estão poucos articulados, procure adentrar mais nas temáticas. Cuidado na conclusão, detalhar o agente é mais fácil e você não se perde na escrita. Cuidado nos usos dos conectivos, pois isso desconta pontos na c3. Continue com essa frequência de escrita e procure reescrever suas redações para que você não cometa os erros nas próximas escritas.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
1
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Por karenhelena
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#94008
C1: Demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Se atente ao erros gramaticais.
C2: Pouca argumentação e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3: Argumentação fraca e previsível. Não possui fechamento em um dos desenvolvimentos.
C4: Articulou as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. Conectivo não pontuado pelo Enem "Em primeira análise" .
C5: Falta da segunda proposta de intervenção intervenção, para cada problema deve haver uma solução. Organização confusa.
INVISTA EM PLANEJAMENTO DE TEXTO!
ÓTIMA REDÇÃO!
1
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Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94021
karenhelena escreveu:C1: Demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Se atente ao erros gramaticais.
C2: Pouca argumentação e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3: Argumentação fraca e previsível. Não possui fechamento em um dos desenvolvimentos.
C4: Articulou as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. Conectivo não pontuado pelo Enem "Em primeira análise" .
C5: Falta da segunda proposta de intervenção intervenção, para cada problema deve haver uma solução. Organização confusa.
INVISTA EM PLANEJAMENTO DE TEXTO!
ÓTIMA REDÇÃO!
bom dia, Karen.

Gostaria de fazer uma observação. A competência 5 avalia se a proposta de intervenção está completa ou não, ou seja, se um dos argumentos propostos estão completos, com o AGENTE, DETALHAMENTO, MEIO, AÇÃO e FINALIZAÇÃO. Agora, se há a ausência de outra proposta de intervenção, desconta-se pontos na c3, o qual é responsável pela organização textual.

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