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Por Pammella
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A declaração universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, o cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão do preconceito linguístico. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude do seu silencamento e falhas na educação.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a invisibilidade presente na questão. A respeito disso, horbemas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema seja resolvido é necessário debater sobre ele. No entanto, há uma lacuna na discussão sobre preconceito linguístico, que é ainda muito silenciado. Assim, trazer à pauta esse tema é debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Além disso, o problema é sustentado pela base educacional brasileira lacunar. Para Kant, o homem é o que a educação faz dele. Nesse raciocínio, a discriminação com determinados grupos que não têm acesso ao domínio da norma padrão da língua portuguesa é responsabilidade da escola, seja por não democratizar esse conhecimento, seja por restringir o tratar da variação linguística não suficiente. Assim, a formação educacional desvaloriza a pluralidade linguística.
Portanto, para alterar esse cenário, o MEC pode criar os "jogos linguísticos", por três vezes na semana com conteúdos sobre variações linguísticas e diversidade cultural, com a finalidade de popularizar a concepção de "preconceito linguísticos" e problematizar as consequências de tal discriminação. O evento deve acontecer em colégio do Ensino Fundamental e Médio e mobilizar toda a comunidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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