As variações linguísticas do português brasileiro são frutos do projeto de colonização do Brasil, devido a convivência de diferentes etnias. Diante dessa perspectiva, é evidente que a língua é um elemento de identidade cultural, estando em constante processo de adaptação e não podendo ser relativizada. No entanto, muitas pessoas entendem a linguagem formal como a única correta, menosprezando os que não sabem utilizá-la e ignorando assim, a construção da nação brasileira e as defasagens do sistema educacional do país.
Em consequência dos déficits no ensino público, as escolas acabam sendo as reprodutoras da desigualdade e preconceito, visto que os alunos que não se adequam à norma padrão do português escrito são, muitas das vezes, ridicularizados.
Sendo assim, se faz necessário erradicar essa problemática em uma das principais instituições sociais. Segundo o cientista contemporâneo Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado. Portanto, a fim de desconstruir essa visão depreciativa que se tem sobre a língua, é de extrema importância que as escolas promovam o reconhecimento das variantes linguísticas do Brasil. Além do mais, as mídias devem promover um espaço de expressão sem inferiorizar nenhuma região, impulsionando o diálogo entre as diversidades.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.