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Por GabiLins7
#57390
Ao contrário do que se pensa, o preconceito linguístico está cada vez mais presente na história da sociedade, tendo em vista que a língua portuguesa, ao longo de toda a sua história, passou por diversas modificações e adaptações de acordo com a necessidade de integração social.

Em consequência disso, vê-se, a todo instante, pessoas proferindo a maneira correta e incorreta de se pronunciar, impondo a forma mais "bonita" de se dizer. Em virtude disso, ao corrigir a fala de uma determinada pessoa, o indivíduo está automaticamente cometendo um preconceito linguístico.

Segundo Marcos Bagno, professor e autor do livro “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz”, a forma, na qual a pessoa se expressa gramaticalmente, é uma condição política e social, não linguística como dizem. São pessoas apenas desprestigiadas que não teve acesso à educação formal, ou seja, a língua é considerada errada apenas por não ser a mesma ensinada na escola.

Levando-se em consideração aos argumentos apresentados, restam as pessoas se conscientizarem, buscando entender quais foram as condições que a pessoa teve para se expressar de tal maneira. É imprescindível que todos se conscientizem, que se sensibilizem tendo o conhecimento de que existem, além da forma culta da gramática, várias outras maneiras diferentes de se pronunciar, de acordo com a necessidade de cada um.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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