Avatar do usuário
Por Sun949384494
Quantidade de postagens
#125079
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporáneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que o estigma direcionado as distintas variações linguísticas representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a ignorância social perante as diferencias regionais e socioeconômicas impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do preconceito linguistico no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população periférica dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que estes são portadores de um repertório linguistico que fogem do considerado "correto", visto que devido à sua situação socioeconômica e segregação a uma escolaridade de qualidade, não desenvolvem uma extrema formalidade na fala. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais, que a crença hegemônica de que somente um sotaque é existente no Brasil potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo a música "Conheço o meu lugar," do poeta e músico Belchior, é exposto o quão estereotipada é a população nordestina e maneira que seu sotaque é banalizado e ridicularizado . Diante de tal exposto, é fulcral a percepção de que variedade linguística é diferente da norma padrão da língua portuguesa, não tendo assim, certo ou errado, e sim diferenças regionais e sociais. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater o equivoco do senso comum perante a lingua, visto que é uma das causas fundamentais do problema

Infere-se, portanto, que Estado deve aderir a providências catalisadores, a fim de solucionar o estigma linguistico e suscitar o pleno conhecimento das dististas formas de se dizer uma palavra. Para isso, o Estado, haja vista ser provedor de politicas públicas, deve investir na manifestação regionalista por meio de projetos que visem o respeito à forma de comunicação individual, com a finalidade de romper com as barreiras autoritárias de se pensar e disseminar apoio às vítimas, para que assim desenvolva-se um papel fundamental na construção de um país mais inclusivo e equitativo para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
187 Exibições
por cozmicvp
0 Respostas 
49 Exibições
por lais458
Preconceito Linguístico no Brasil
por Giiovanax    - In: Outros temas
2 Respostas 
153 Exibições
por Caiunao
2 Respostas 
99 Exibições
por Marystudy1
0 Respostas 
87 Exibições
por Alunatop
1 Respostas 
98 Exibições
por Alunatop
0 Respostas 
91 Exibições
por Alunatop
0 Respostas 
85 Exibições
por Alunatop
0 Respostas 
44 Exibições
por Analuizavx
0 Respostas 
22 Exibições
por Analuizavx
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM