Diante do cenário atual, o papel do Estado na manutenção dos amparos legais não vem sendo exercido de forma satisfatória, afetando, principalmente, a parcela mais necessitada da população. Embora a Continuação Federal de 1988 assegure que todos são iguais perante a lei, a sua existência, de forma isolada, não supre a demanda da população que sofre constantemente com o preconceito linguístico no Brasil. Exemplo disso, são os povos nordestinos que migram para cidades grandes, como São Paulo, em busca de empregos e acabam sendo alvos de xenofobia e até mesmo agressões verbais e não verbais. Como consequência disso, as probabilidades de imigrantes, principalmente os nordestinos, de conseguir emprego acabam sendo baixas, gerando uma má qualidade de vida. Logo, cabe ao Estado, exercer a lei adequadamente e garantir a inclusão de todos.
Ademais, a apatia da população quando a resolução desse problema, agrava a deficiência existente atualmente, uma vez que permite que órgãos responsáveis negligenciem sua função por tempo indeterminado. Dessa forma, o sociólogo Arthur Schopenhauer afirma que "Todo homem toma seu campo de visão como limites do mundo", metaforizando o fenômeno da inércia social que consiste na acomodação de um indivíduo a um contexto irregular que fere seus direitos humanos, contribuindo para a perpetuação desse cenário. Em vista disso, torna-se necessário uma maior participação por parte da população no contexto sociopolítico para que as demandas das comunidades sejam devidamente atendidas.
Portanto, é dever do Estado, instância máxima responsável pela segurança e bem-estar social, exercer de forma adequada seu cargo, para assegurar a segurança da sociedade, por meio de campanhas e projetos sociais que visam assolar o preconceito linguístico no Brasil. Além disso, a sociedade, por sua vez, por meio de indivíduos que exercem influência sob a sociedade, deve elaborar campanhas e protestos pacíficos a fim de reivindicar seus direitos, com objetivo de diminuir o preconceito linguístico no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.