Avatar do usuário
Por Giiovanax
Quantidade de postagens
#118131
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, elaborou, em suas obras, a "Teologia de Traste", que consiste em colocar em pauta assuntos frequentemente ignorados. Nesse sentido, seguindo a lógica barrosiana, deve-se discutir acerca da invisibilidade gerada pelo Preconceito Linguístico no Brasil, já que esse é um tema negligenciado. Nesse contexto, com o intuito de minimizar as consequências geradas pela problemática, convém analisar o comportamento estatal e social brasileiro.
Diante do cenário atual, o papel do Estado na manutenção dos amparos legais não vem sendo exercido de forma satisfatória, afetando, principalmente, a parcela mais necessitada da população. Embora a Continuação Federal de 1988 assegure que todos são iguais perante a lei, a sua existência, de forma isolada, não supre a demanda da população que sofre constantemente com o preconceito linguístico no Brasil. Exemplo disso, são os povos nordestinos que migram para cidades grandes, como São Paulo, em busca de empregos e acabam sendo alvos de xenofobia e até mesmo agressões verbais e não verbais. Como consequência disso, as probabilidades de imigrantes, principalmente os nordestinos, de conseguir emprego acabam sendo baixas, gerando uma má qualidade de vida. Logo, cabe ao Estado, exercer a lei adequadamente e garantir a inclusão de todos.
Ademais, a apatia da população quando a resolução desse problema, agrava a deficiência existente atualmente, uma vez que permite que órgãos responsáveis negligenciem sua função por tempo indeterminado. Dessa forma, o sociólogo Arthur Schopenhauer afirma que "Todo homem toma seu campo de visão como limites do mundo", metaforizando o fenômeno da inércia social que consiste na acomodação de um indivíduo a um contexto irregular que fere seus direitos humanos, contribuindo para a perpetuação desse cenário. Em vista disso, torna-se necessário uma maior participação por parte da população no contexto sociopolítico para que as demandas das comunidades sejam devidamente atendidas.
Portanto, é dever do Estado, instância máxima responsável pela segurança e bem-estar social, exercer de forma adequada seu cargo, para assegurar a segurança da sociedade, por meio de campanhas e projetos sociais que visam assolar o preconceito linguístico no Brasil. Além disso, a sociedade, por sua vez, por meio de indivíduos que exercem influência sob a sociedade, deve elaborar campanhas e protestos pacíficos a fim de reivindicar seus direitos, com objetivo de diminuir o preconceito linguístico no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Caiunao
Quantidade de postagens
#118141
Oláá, boa tarde! Antes de outra coisa, estou no celular e é complicado digitar aqui, então farei uma análise breve:

Sinceramente, apesar de eu achar a escolha desses dois argumentos em conjunto um pouco vaga, não há, em minha visão, necessidade de penaluzação. Isso, porque você tem um projeto de texto que não surpreende, mas atende as necessidades e é super válido. No mais, sua redação possui alguns desvios de escrita bem chatinhos, como vírgulas, repetição excessiva e palavras que não foram aplicadas corretamente, como por exemplo o "quando", no início do D2. Mas também não são desvios gritantes ou tão prejudiciais a ponto de te tirar 80 pontos. Sua redação está excelente para os moldes básicos de exigência, porém talvez algum corretor mais chato pegasse um pouco mais no pé pra que você fosse mais pontual e crítico, evitando superficialidades. Por fim, sua conclusão visa resolver os 2 problemas explícitos, o que é ótimo, mas a proposta que conta para pontuar a C5 é a mais completa, nesse caso a primeira, e, pessoalmente, eu achei a ação ampla demais, o que você quer dizer com "exercer de forma adequada seu papel"?

Mas é isso, tentei seguir uma média crítica, o que na minha opinião te daria uns 880, caso fosse um corretor EXTREMAMENTE exigente, o que acaba sendo raro no ENEM pela quantidade de tempo que os corretores têm para corrigir todas as redações, até um 960, se o corretor pegasse leve quanto a sua conclusão e argumentos. Logo, pontuei a média dessas notas. Não posso sair daqui sem parabenizar seu esforço e ótima produção. Tenho certeza que seu 900+ na redação oficial, caso continue nesse treino e planeje fazer o ENEM, estará oficializado! Deus abençoe e um ótimo dia! Espero muito ter ajudado.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Desafios do preconceito linguístico no Brasil
por Giobdl    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por Giobdl
1 Respostas 
82 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
34 Exibições
por kelykarine
0 Respostas 
83 Exibições
por FernandaFR
0 Respostas 
51 Exibições
por Raicaitano
0 Respostas 
133 Exibições
por Gih8
2 Respostas 
94 Exibições
por Kemuel123
1 Respostas 
110 Exibições
por Annaceci09
1 Respostas 
179 Exibições
por Ellen35
1 Respostas 
404 Exibições
por felipe547
Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

desafios da modalidade de ensino EJA

Oi Isa, sua redação está mt b[…]

De acordo com Émilie Durkheim, a sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM