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Por Iurymed
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#30395
A constituição de 1988, assegura a todos os individuos o amplo acesso á igualdade e ao bem estar social.No entanto,na prática,tal garantia é deturpada,visto que os casos de preconceito linguistico no brasil, vem aumentando constantemente. Esse cenário nefasto , ocorre não só pela soberania da norma culta pelas midias, mas também pela educação deficitária no pais.



Em primeira análise, evidencia-se os casos duscriminatórios práticados pela midia como um dos causadores do preconceito linguistico.
Segundo o filósofo Michel foucalt a lingua é um mecanismo de opressão e dominação , pois quando humilha-se um falante acaba afetando outros no mesmo grupo.Sob esse prisma,as midias tanto televisivas,quanto sociais acabam colaborando para o preconceito linguistico, pois fazem representações ridicularizadora além de piadas com pessoas do interior, deixando explicito a soberania da norma culta em relação á outras variantes.Consequentemente os grupos afetados, acabam abandonando suas variações regionais, fazendo com que haja o fenômeno de "perda linguistica" no brasil.










Ademais, é fulcral pontuar que o estado calamidavel da educação brasileira também colabora para a dificuldade de acabar com o preconceito linguistico. Segundo a teórica Vera maria candau, o sistema educacional atual está preso nos moldes do século 19 e não oferece propostas significativas para as inquietudes hodiernas. Acerca disso, observa-se insuficiências de conteúdos relativos á aproximação de individuos com outras variantes linguisticas desde os primeiros anos escolares. Dessa forma, com aulas voltadas para o ensino gramatical, o sistema educacional vigente, pouco estimula o contato do estudante, com outros aspectos linguisticos deixando bem claro que há apenas uma forma de falar na sociedade brasileira.








Portanto,com o objetivo de haver uma igualdade linguistica no brasil, o Ministério da educação em parcéria com escolas tanto públicas, quanto particulares deve abordar assuntos relacionados ao preconceito linguistico de forma intensiva e real, usando exemplos do cotidiano , havendo aulas práticas de dialétos e teatros, além de visitas á lugares com diferentes variantes. Assim torna-se possivel a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos direitos elecados na "magna carta".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por kah12
#73685
O preconceito linguístico é uma forma considerada padrão imposta pela elite econômica e intelectual chamando de erro as falas de regiões baixas, tachando e constrangendo indivíduos que tem baixa escolaridade ou até mesmo com dificuldade na fala. É perceptível ainda na atualidade, o médico Guilherme Capel zombou do paciente porque fez a pronúncia "peleuomonia" e "raõxis" ao invés de pneumomia e raio x, causando a timidez no mecânico, José Mauro pouco escolarizado. Nesse sentido a implicação com as mais variadas línguas persistem no cotidiano.
Em primeiro lugar, a novela força do querer retrata a história da personagem Ritinha, uma jovem filha do boto com sotaques e gírias paraenses, a novela foi um sucesso entre os telespectadores, em contrapartida a região norte demostrou revolta e críticas questionando o uso das expressões incorretas , ao mesmo modo que a mídia mostra a beleza da cultura paraense, também exibiu a ridicularização dos jeitos e modos demostrados na novela. À medida que as cenas eram expostas mais o paraense ficavam tímidos com a forma que eram visto por outras regiões.
Por outro lado, segundo Marcos Bagno " a língua é um instrumento de poder" sabe-se que a língua portuguesa e considerada temporal pois tem mudanças em decorrer dos tempos, é notório que as classes dominantes tem como privilégios em trabalhos, todavia a elite não aceita línguas diferentes, em decorrência disso a ex bbb Juliette Freire passou por um longo processo de timidez logo após a sua chegada, o seu sotaque nordestino incomodou muitos dos participantes e acabou ficando isolada, sendo excluída do jogo pelos indivíduos dentro do programa. Ademais muitas pessoas rotulam as regiões norte, nordeste e centro-oeste, classificando como "baiano, nordestino preguiçoso, analfabetos e goiano caipira" excluindo assim uma sociedade por mostrarem uma diferente forma de expressar, existem também pessoas que além tudo criticar o rap e funk de forma grosseira e preconceituosa, conhecidos pela elite de "povo da periferia".
Em virtudes do fatos expostos e mencionados, é necessário criar campanhas a fim de conscientizar a população sobre a discriminação imposta pela sociedade das elites, cabe a mídia principal contruibuidora para o preconceito linguístico, informar e mostrar conteúdos em programas que obtém variedades linguísticas e mostrar a verdadeira as riquezas de cada região, além do mais a família deve criar discursões sobre de onde nasceram as línguas ensinando as informações concretas para dentro de suas casas, por meio de jornais, podcast, filmes e propagandas disponíveis também em redes sociais, por fim junto com a educação o preconceito terá um fim.

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