Nesse Sentido, a importância do meio em que se vive ,ocasiona as incoerências e mazelas da exclusão. A princípio, sabe-se que o Brasil é um país de várias culturas , onde povos nativos, africanos e europeus contribuíram para a construção de uma identidade complexa .Nessa perspectiva, privar indivíduos da expressão pessoal, baseado somente em uma visão purista da língua, é lhes cercear a criticidade e a própria manifestação de suas particularidades.
Ademais, vale salientar que esse preconceito intensificado pelo senso crítico corrobora com a perpetuação da problemática no meio comunitário . Esse tipo de discriminação está diretamente ligado à exclusão social, já que a língua possui ligação com os valores que a sociedade aprecia .Entretanto, a educação se torna essencial para enfrentar o preconceito altruísta na realidade nacional.
Torna-se evidente, portanto, a relevância de coibir as tendências discriminatórias relativas às diferenças linguísticas. Logo, urge que o Ministério da Educação e da Cultura (MEC) crie por meio das redes sociais e canais de televisão, campanhas publicitárias que expliquem o quanto é grave o preconceito linguístico, afim de adverter as consequências de uma opinião hostil, sugerindo que a sociedade busque sempre respeito aos demais . Além disso , a escola , instituição formadora do cidadão, deve promover o debate sobre o preconceito linguístico, através de atividades pedagógicas que envolvam a família, tais como : feiras culturais, gincanas , palestras com especialistas, exibição de filmes , peças teatrais e ainda outros. Tudo isso para gerar uma reflexão na comunidade sobre a existência e necessidade de erradicação desse tipo de discriminação. Somente assim será possível combater a hostilidade altruísta passado pelo paciente José Mauro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada