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#78003
No desenho "Turma da Mônica" o personagem caipira conhecido como Cascão passa por momentos de preconceitos, dentre eles o linguístico. No Brasil vê-se que também ocorrem casos como esse, e pode-se compreender que tal preconceito é proveniente de outros preconceitos existentes na sociedade atual.
O preconceito linguístico é fruto prioritariamente de um preconceito socioeconômico, visto que, no Brasil, há uma forte desigualdade social, onde a elite possui recursos não só para uma educação de qualidade mas também um ambiente ao redor de caráter culto; diferentemente da população mais pobre. Neste sentido, além de se gerar o preconceito linguístico, gera-se uma continuidade nas desigualdades sociais no país.
Além disso, há no preconceito em questão, fortes influências do preconceito regional no Brasil, mediante ao fato de haver nas regiões do país variações quanto à fala, sendo a região Nordeste uma das mais inferiorizadas. Outra área bastante afetada é o estado de Minas Gerais, onde associa-se os mineiros a caipiras e roçeiros, por conta da fala de pessoas do interior do estado. Tais discriminações são um desrespeito tanto às pessoas quanto às culturas.
É evidente que cada variedade linguística deve ser respeitada e, para tanto, é preciso que durante o ensino da língua portuguesa, professores ressaltem as diferenças culturais vigentes no país e a importância do respeito às mesmas. Contudo, é preciso que o Governo Federal promova tal ensino a toda população, resultando em menos preconceito e mais igualdade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#78018
Introdução
No desenho "Turma da Mônica" o personagem caipira(1) conhecido como Cascão(2) passa por momentos de preconceitos, dentre eles o linguístico. No Brasil vê-se que também ocorrem casos como esse, e pode-se compreender que tal preconceito é proveniente de outros preconceitos existentes na sociedade atual.

Comentário
(1) - palavra informal
(2) - Acredito que você estaja se referindo ou ao Cebolinha ou ao Chiquo
:arrow: a introdução está incorreta, os elementos certo são:
1. Contextualização
2. Posicionamento
3. Bases argumentativas

Desenvolvimento 01
O preconceito linguístico é fruto prioritariamente de um preconceito socioeconômico, visto que, no Brasil, há uma forte desigualdade social, onde a elite possui recursos não só para uma educação de qualidade [vírgula]mas também um ambiente ao redor de caráter culto; diferentemente da população mais pobre. Neste sentido, além de se gerar o preconceito linguístico, gera-se uma continuidade nas desigualdades sociais no país.

Comentário
:arrow: O parágrafo está embrionário, pois só há o problema e a explicação dele, desse modo os elementos do parágrafo de desenvolvimento são:
1. Operador interparágrafo (palavra que liga parágrafos)
2. Tópico-frasal (o problema que será apresentado)
3. Repertório (exemplo desse problema através de alguma área de conhecimento)
4. Explicação de como esse problema aparece na sociedade
5. Finalização (Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido)

Desenvolvimento 02
Além disso, há no preconceito em questão, fortes influências do preconceito regional no Brasil, mediante ao fato de haver nas regiões do país variações quanto à fala, sendo a região Nordeste uma das mais inferiorizadas. [Conectivo] Outra área bastante afetada é o estado de Minas Gerais, onde associa-se os mineiros a caipiras e roçeiros, por conta da fala de pessoas do interior do estado. Tais discriminações são um desrespeito tanto às pessoas quanto às culturas.

Comentário
:arrow: O mesmo problema do parágrafo de desenvolvimento 01.

Conclusão
É evidente que cada variedade linguística deve ser respeitada e, para tanto, é preciso que durante o ensino da língua portuguesa, professores (agente) ressaltem as diferenças culturais vigentes no país e a importância do respeito às mesmas (Ação). Contudo, é preciso que o Governo Federal (Agente) promova tal ensino a toda população, resultando em menos preconceito e mais igualdade. (Efeito)

Comentário
:arrow: A conclusão só possue 3 elementos válidos, porém são 5:
1. Agente (Quem vai resolver)
2. Ação (Como)
3. Meio/modo (execução da ação)
4. Efeito (objetivo que se espera conquistar)
5. Detalhamento (informação de a mais de um dos elementos ditados anteriormente)

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