Nesse contexto, a desigualdade social tem se mostrado operante diante do racismo linguístico. Assim, não sendo um problema atual, tendo confirmação desde o Primeiro Reinado, em que os pretos e pobres foram desabrigados de suas moradias para fornecê-las aos membros da monarquia. Relacionando esse fato a sociedade hodierna, esse problema é recorrente, pois é notório a diferença de tratamento entre pessoas pretas e brancas, haja vista que, ainda hoje, o branco soa como um privilégio, e, por outro lado, o preto é associado a malefícios. Tendo exemplo, o uso de expressões racistas como "mercado-negro", "mulata" e "da cor do pecado", associando a cor preto a algo ruim. Diante disso, enquanto a desarmonia racial permanecer ativa, difícil será atenuar o problema.
Outrossim, a alienação midiática também auxilia na manutenção do preconceito linguístico. Segundo o jornalista inglês George Orwell, "A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Nessa ótica, o postulado de Orwell, é caracterizado na mídia, visto que a população apenas se importa em consumir a música popular divulgada pela mídia ao invés de analisar o real significado passado pela linguagem cantada. A título de exemplo, pode-se citar o trecho da música "Fricote" do compositor Luiz Caldas, "Nega do cabelo duro que não gosta de pentear", em que é posto o cabelo da mulher preta como duro e "ruim de pentear" através de expressões racistas. Logo, em razão da apatia midiática, o óbice está gradativamente perdurado no cotidiano da pátria.
Portanto, elucida-se a necessidade de medidas para conter essa preocupante realidade. Para isso, a Mídia -responsável por transmitir informações e fatos aos brasileiros- deve promover campanhas acerca da relevância social e histórica do preconceito linguístico e de expressões racistas. Essa ação será realizada por intermédio de "live streaming" com especialistas sobre o assunto e postagens na internet, a fim de que o problema seja amenizado e a população conscientizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.