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Por Lalalay
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Uma das funções da linguagem tem relação direta com a mensagem que se quer passar, admitindo que para se manter um diálogo apenas é necessário que o autor e o receptor da mensagem entendam o que está sendo enviado. No entanto, ao que concerne a linguagem falada pode se encontrar diversas formas de se passar uma mensagem, já que, devido ao seu processo de formação territorial, o Brasil possui o que é chamado de variabilidade linguística o que acaba por gerar um problema bastante perceptível no cenário atual, o preconceito linguístico.

Tal problemática passa a existir a partir do momento em que se acredita que apenas uma forma de falar está correta, a qual interfere de forma negativa do indivíduo podendo atingir a vítima inclusive psicologicamente, muitas vezes sendo prejudicial à autoestima, levando a pessoa a crer que está errada por ter uma pronúncia fora do padrão, não considerando as diversas culturas e regiões do país, uma vez que se sabe que indivíduos de diferentes regionalidades do Brasil tendem a possuir diferentes dialetos e até mesmo diferentes formas de pronunciar algumas palavras, o que se conhece como sotaque, como, por exemplo, a forma com a qual os paulistas falam o "s" das palavras.

Entretanto, além do regional, é notório o avanço do preconceito relacionado ao poder socioeconômico do cidadão. Esse, por sua vez, é ainda mais observado quando se refere a locais onde as pessoas tendem a possuir um baixo nível de escolaridade como, por exemplo, em interiores ou regiões favelizadas das grandes cidades brasileiras. Tal intolerância linguística pode atingir a vítima de diversas formas, podendo levar a sociedade a excluí-la socialmente e, até mesmo, dificultar o encontro de um emprego.

Segundo o sociólogo Paulo Freire "A educação transforma as pessoas", logo, conclui-se que inicialmente cabe ao governo federal em união com os governos estaduais interferir visando a melhoria da educação, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social, a partir do aumento de escolas desde o ensino infantil ao médio e, também, buscando pôr professores mais qualificados no ensino básico. No âmbito individual, é dever procurar o crescimento psicológico, buscando amadurecimento erradicando os preconceitos estruturados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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