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PRECONCEITO LINGUÍSTICO E EXCLUSÃO SOCIAL

O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema " Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles destaca-se o preconceito e a exclusão, problema recorrente na sociedade brasileira. Essa realidade, se deve principalmente a inoperância estatal e à alienação social.
Primeiramente, é notório que a negligência estatal é um grave empecilho. De acordo com o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por organizar a sociedade e garantir o bem-estar comum. Contudo, devido à falta de atuação dos escalões de governança, discriminação e restrição, surge no tecido social e impede o pleno exercício da cidadania por significativa parcela da população. Dessa forma, a estabilidade social é mitigada e garantias básicas, cerceadas.
Em segundo lugar, percebe-se que o silenciamento social é o fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo. Sob esse viés, o teórico social Michel Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos. Contudo, na atualidade, nota-se uma omissão no que se refere as discussões acerca do preconceito linguístico e exclusão social, que é uma questão silenciada no país. Desse modo, sem diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática, sua resolução é quase uma utópica.
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para reverter esse cenário. Para isso, a mídia, é responsável por moldar a opinião do grande público, deve desenvolver um projeto que vise informar a sociedade sobre o preconceito línguistico e exclusão social. Essa ação deve ser realizada por meio de propagandas televisivas, com intuito de garantir os direitos da parcela da população afetada e mobilizar a sociedade. Dessa maneira, o Brasil será o país de Ordem e Progresso, como proferiu o filósofo Raimundo de Teixeira Mendes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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