Em primeiro plano, é preciso destacar o desequilíbrio na distribuição de renda como um óbice, porque impede a conclusão dos estudos. De acordo com o professor Marcos Bagno, o desrespeito às variedades linguísticas de menor prestígio social está diferentemente ligado a outros preconceitos, inclusive o socioeconômico. Tal carência, dados os diversos casos de evasão escolar, é causada, principalmente, pela histórica má repartição financeira, o que comprova uma lacuna tanto sobre o grau de escolaridade quanto sobre a facilidade de comunicação dos cidadãos. Logo, ações são essenciais para atenuar tal ausência de recursos em relação às discriminações.
Além disso, o domínio do português padrão é outro fator importante, pois exclui socialmente aqueles que não se adequam à língua. A exemplo disso, tem-se o sotaque da região nordeste que é considerado, por alguns indivíduos, um vocabulário incorreto, o qual se transforma em motivo para invalidar a fala ou ridicularizar a vítima. Em casos como esse, o desrespeito com a pluralidade, devido ao modelo de linguagem de outras áreas, colabora não só para inferiorizar mas também para prejudicar a conquista de oportunidades, como a busca por um emprego. Portanto, é substancial a fiscalização sobre essa padronização para enfrentar a não inclusão.
Em suma, o preconceito linguístico e a exclusão social são situações carecedoras de atenuação. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, com o auxílio da Secretaria de Educação, estabelecer o conteúdo de adequação linguística — para o ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo país —, por meio de investimentos em projetos pedagógicos e na atualização da formação de professores acerca das variantes da língua, a fim de fomentar em crianças e em adolescentes, senso crítico que lhes possibilite lidar com a discriminação. Dessa forma, o sentimento de superioridade será amenizado para que as futuras gerações não sejam ridicularizadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.