A priori, deve-se ressaltar que o Brasil é considerado um país miscigenado de cultura ampla. Devido a isso, as variantes falas do Nordeste se diferenciam das falas do Sul e infelizmente ainda há resistência da população em aceitá-las, refletida na criação de um estereótipo de nordestino analfabeto, cuja fala é considerada errada. Esse preconceito linguístico, acaba constrangendo regionalmente as populações, alimentando assim a xenofobia e contrariando o Artigo 3 da Constituição brasileira, na qual garante a todos liberdade, independentemente da raça, gênero, religião e região.
Em segundo plano, é válido analisar que esse preconceito linguístico se forma pela falta de informação. Porém, a variedade linguística é estimulada e retratada diversas vezes em até mesmo programas de tv e livros infantis, por exemplo no programa e no gibi da Turma da Mônica, tem-se um personagem chamado Chico Bento, na qual ele mora no interior, dessa forma ele se expressa com palavras diferentes do resto da turma. No entanto, isso mostra que a forma de linguagem é mutável e, por isso, existem tantas variedades linguísticas
Em suma, para evitar maiores danos à liberdade de fala dos brasileiros, medidas precisam ser tomadas. O Ministério da Educação deve incentivar o debate direcionado acerca das variedades linguísticas. Além disso, o governo deve proibir a veiculação de programas humorísticos que incentivam o preconceito linguístico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada