Por mariamatos
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O Brasil desperdiça mais de 18 milhões de litros de sangue por ano por puro preconceito contra homossexuais. Portanto, para amenizar esse problema, em 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a restrição de doação de sangue por homossexuais. Contudo esse grupo ainda sofre preconceito no momento da doação por consequência dos resquícios da epidemia da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
Em 1980, começou a epidemia da Aids, causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Para ter chance de adquiri-la basta ter relação sexual desprotegida com alguém infectado, independentemente da orientação sexual. Porém, em virtude dos homossexuais cisgêneros não engravidarem, por falta de informação, eles tendiam a não usarem camisinha [que previne também IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis)], por consequência disso, acabaram se tornando a maioria dos infectados. Nessa época, os LGBT's eram muito associados à IST's, o que perdura até hoje e fez com que até há pouco tempo os homossexuais fossem proibidos de doar sangue.
Entretanto, hoje em dia eles ainda continuam com esse estereótipo errônio e preconceituoso, que não deveria mais existir porque atualmente as circunstâncias são outras: a informação é bem disseminada, o uso de preservativo é incentivado e existem testes e remédios para IST's. Além de que qualquer um pode adquiri-las, não só homossexuais. Mas até hoje, mesmo com a decisão do STF, eles são impedidos pelos profissionais de saúde de doar sangue, o que prejudica as pessoas que precisam dele.
Portanto, para o fim do preconceito sofrido por homossexuais na doação de sangue, urge que o Governo crie, por meio de investimentos, um programa contra o preconceito para orientar os profissionais de saúde. Tendo intuito de acabar com estereótipo de homossexuais como portadores de IST's e evitar constrangimentos. Fazendo assim possível que eles ajudem as pessoas que precisam de doação de sangue.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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