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#60205
Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilíbrio social. Conquanto, tal política não vem seguindo essa ideia, observando-se a precariedade no sistema educacional brasileiro, que dificulta, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa visão, observamos como a negligência governamental e a desvalorização dos profissionais agravam esse problema.
Mormente, devemos dar destaque a negligência de medidas governamentais. Nesse sentido, podemos dar ênfase a essa análise ao observamos que, apenas 4,5% das escolas públicas brasileiras possuem todos os itens de infraestrutura previstos em lei, no Plano Nacional de Educação, de acordo com a pesquisa feita pelo movimento Todos pela Educação, o que infelizmente é evidente em nosso país.
Em segundo plano, é fundamental apontar a desvalorização dos profissionais do sistema, já que toda estrutura educacional é baseada nessas pessoas, que hodiernamente não são valorizadas e nem mesmo incentivadas pela própria população. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que é de se extrema importância combater esses obstáculos. Destarte, é fulcral que o Ministério da Educação crie planos e campanhas educacionais, por intermédio de veículos digitais e físicos, a fim de incentivar e valorizar a educação, buscando explorar os lados dinâmicos e inovadores dos estudantes. Assim, se alcançará o equilíbrio social, tal como afirma Aristóteles.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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