Nessa perspectiva, o governo vem sendo negligente diante dessa situação. Acerca disso, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer explica que o maior erro um homem pode cometer é sacrificar sua saúde a qualquer outra vantagem. Dessa maneira, essa alusão pode ser associada aos desastres ambientais na sociedade brasileira, pois a governança sacrifica a saúde não só das pessoas, mas também do meio ambiente, quando ainda se encontram indústrias que despejam dejetos em rios, lagos ou poluem o ar, assim fazendo-se tal problemática cada vez mais presente. Dessa forma, são necessárias medidas pra intermediação dessa questão.
Em segundo plano, a população vem agindo de forma indevida, contribuindo assim para a piora dessa tribulação. Por conseguinte, o filósofo Thomas Hobbes explica que o homem é o lobo do homem. Dessarte, isso pode ser trazido para as tragédias ambientais decorrentes do crescimento, pois as pessoas evitam adentrar em assuntos como esse, e mesmo que se manifestem contra isso, não são levadas a sério, assim prejudicando uns aos outros, fazendo jus a explicação do pensador. Desse modo, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa situação.
Portanto, é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intervir essa medida. Por isso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente — ramo do Estado responsável pela proteção e recuperação ambiental — promover suspensão das catástrofes ambientais decorrentes do desenvolvimento, por meio da inspeção de profissionais securitários capacitados, que deverão visitar as mais diversas empresas, indústrias ou estabelecimentos, a fim de conferir se há poluição ou degradação ambiental a partir de resíduos ou materiais do local. Somente assim o povo poderá olhar para essa crise e posteriormente mudá-la, como defendeu Zygmunt Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.