A infância e a adolescência são períodos fundamentais no processo de desenvolvimento humano. E é exatamente nesse intervalo que o individuo enfrenta um dos maiores desafios da vida: a escola. Esta deveria ter como principal função a educação e integração da criança na sociedade. No entanto, a banalização de eventos traumáticos, como a violência psicológica na vida do adolescente e da criança, juntamente com a falta de acompanhamento psicoterapêutico durante o período escolar, culmina em sérios problemas como depressão, suicídio e até massacres.Problemas estes,que denotam negligência e falta de investimento do governo no principal processo de formação social e educacional da população brasileira.
Alem disso, a falta de disciplinas que incentivem a construção de valores e sentimentos pelo próximo, como empatia e respeito, dificulta o entendimento da importância do bem estar mútuo e da vida em sociedade, que são essenciais para a tornar o homem sociável.
Levando em consideração esses aspectos, é necessário que o Congresso Nacional e parceria com o Ministério da Educação (MEC) sancione leis cujo o objetivo principal seja a inserção do psicólogo como profissional indispensável nas instituições de ensino públicas e particulares , para que estes, possam acompanhar o processo de educação dos alunos por meio da elaboração de atividades especifica, como testes psicotécnicos, que avaliem a condição emocional e psíquica da juventude, a fim de erradicar episódios de opressão e apatia entre colegas de classe. Além de orientação sobre como lidar com vitimas de abuso e abusadores para professores e pais dentro de e fora do ambiente escolar. É necessário também, inclusão obrigatória de disciplinas como a empatia no currículo escolar para viabilizar os relações grupais e a melhor adaptação da infante à sala de aula.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.