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Por Nagylla
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#97036
A cidadania é exercida em sua plenitude quando há usufruto dos seus direitos civis, políticos e sociais como constata o historiador José Murilo de Carvalho em seu livro “Cidadania no Brasil:O longo caminho”.No entanto,isso não ocorre de forma concreta no país sul-americano,visto que a população brasileira enfrenta obstáculos na questão dos desafios relacionados a alfabetização dos idosos e consequentemente,o acesso ao conhecimento:um direito social inalienável.Sob essa perspectiva,a negligência estatal e a mídia agravam a problemática.
Em primeiro plano,é nítido que a negligência estatal dificulta o acesso a alfabetização.No livro,Carvalho defende que o acesso a educação é essencial para que o ser humano possa exercer sua cidadania,pois garante aos indivíduos a fruição de seus direitos constitucionais.A negação desse instrumento aos idosos,é perceptível,por exemplo na ausência de investimento governamentais em programas como o EJA(Educação para jovens e adultos).Percebe-se,que por não haver mais ações como está,pessoas acima de 60 anos ficam vunelráveis a aprendizagem e dessa forma não conseguem ler ou escrever,propiciando a caírem em golpes de empréstimo por não saberem ler ou escrever.
Outroassim,é igualmente preciso apontar a mídia,nos moldes predominante do Brasil,como outro fator que contribui com os desafios relacionados a aprendizagem dos idosos.De acordo com Simone Beauvoir “O mais escandaloso dos escândalos,é a sociedade se habituar a eles”,seguindo seu pensamento,é notório que parte desse corpo civil não procura soluções para aprenderem o básico do ensino,por não haver um certo incentivo e isso tudo isso ocorre pelo fato dos meios de comunicação não propagarem notícias de incentivo à leitura e escrita a pessoas analfabetas acima da idade.Dessa maneira,acaba se tornando algo cotidiano e um assunto sem importância,resultando no crescimento de idosos sem escolaridade.
Portanto,é necessário que o Ministério da educação,junto com a Mídia,através de verbas governamentais invista na criação de mais progamas voltados a aprendizagem tardia,assim atingirá um grande público alvo e diminuirá o número de analfabetos.Além disso,é necessário que promovam campanhas e debates coletivos nas escolas,com a temática de nunca é tarde para aprender,essa ação pode ser feita por meio de incentivo nas redes sociais,com o intuito de incentivar idosos a buscarem voltar a estudar e superar os desafios supracitados.Somente assim,com ações amplas e conjuntas,o exercício de cidadania como destaca Carvalho,será exercido com plenitude.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por abiaacs
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#97892
boa tarde, @Nagylla,

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

AC - sigla para "Ausência de conectivos";
PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

A cidadania é exercida(,) em sua plenitude(,) quando há usufruto dos seus direitos civis, políticos e sociais(,) como constata o historiador José Murilo de Carvalho em seu livro “Cidadania no Brasil: O longo caminho”. No entanto, isso não ocorre de forma concreta no (Brasil) [país sul-americano], visto que a população [brasileira] enfrenta obstáculos na questão dos desafios relacionados a alfabetização dos idosos {1- [e consequentemente, o acesso ao conhecimento: um direito social inalienável]}. Sob essa perspectiva, a negligência estatal e a mídia agravam a problemática. {ótima introdução!}

Obs. Introdução:
- {1} Redundante.

{2- Em primeiro plano,} é nítido que a negligência estatal dificulta o acesso a alfabetização. {ausência de conectivo} No livro, Carvalho defende que o acesso à educação é essencial para que o ser humano possa exercer sua cidadania, pois garante aos indivíduos a fruição de seus direitos constitucionais. {ausência de conectivo} A negação desse instrumento aos idosos, é perceptível, por exemplo na ausência de investimento governamentais em programas como o EJA(Educação para jovens e adultos) [. Percebe-se], que por não haver mais ações como está, pessoas acima de 60 anos ficam [vunelráveis] (vulneráveis) [a aprendizagem] e dessa forma não conseguem ler ou escrever, propiciando a caírem em golpes [de empréstimo por não saberem ler ou escrever]. {ausência do tópico frasal de finalização}

Obs. D1:
- {2} conectivos como: Em primeiro lugar, Em primeiro plano, De início, Inicialmente; são conectivos para serem usados na introdução e não depois dela. Procure usar: Nesse sentido, Diante desse cenário, Sob esse viés...;
- Antes do tópico frasal de comprovação, é necessário um conectivo, como: Prova disso;
- Antes do tópico frasal de argumentação, é necessário um conectivo, como: Entretanto;
- Gostaria de discutir com você a respeito do Programa Governamental EJA. Ele é aplicado em todo o Brasil e possui um investimento considerável pelo governo, o problema está no acesso a ele, ou seja, muitos idosos não conseguem se locomover até o local de ensino e, até mesmo, possuem um certo preconceito e ignorância de que não vão conseguir escrever ou ler. Sendo assim, "o buraco é mais embaixo". É bom estudar mais a fundo, antes de elaborar a redação, para ter um bom posicionamento e, consequentemente, ter uma melhor argumentação.

[Outroassim] (Outrossim), é [igualmente] preciso apontar a mídia, nos moldes predominante do Brasil, como outro fator que contribui com os desafios relacionados a aprendizagem dos idosos. {ausência de conectivo} De acordo com Simone Beauvoir “O mais escandaloso dos escândalos, é a sociedade se habituar a eles”[,](. Nesse sentido,) seguindo [seu] (esse) pensamento, é notório que parte desse corpo civil não procura soluções para aprenderem o básico do ensino, por não haver um [certo] incentivo e(,) isso(,) [tudo isso ocorre pelo fato dos] (devido os) meios de comunicação não propagarem notícias de incentivo à leitura e escrita a(s) pessoas analfabetas acima da idade. Dessa maneira, acaba se tornando algo cotidiano e um assunto sem importância, resultando no [crescimento] (aumento) de idosos sem escolaridade.

Obs. D2:
- Antes do tópico frasal de comprovação, é necessário um conectivo, como: A exemplo disso;

Portanto, é necessário que o Ministério da educação, junto com a [M](m)ídia, através de verbas governamentais(,) invista na criação de mais [progamas] (programas) voltados a aprendizagem tardia, assim atingirá um grande público alvo e diminuirá o número de analfabetos. {Proposta incompleta, ausência do detalhamento}. Além disso, é necessário que promovam campanhas e debates coletivos nas escolas, com a temática de nunca é tarde para aprender, [essa ação pode ser feita] por meio de incentivo nas redes sociais, com o intuito de incentivar (os) idosos a [buscarem] voltar(em) a estudar e superar os desafios supracitados. {Proposta incompleta, ausência do agente}. Somente assim, com ações amplas e conjuntas, o exercício de cidadania como destaca Carvalho, será exercido com plenitude. {Parabéns pela conclusão, solucionou as duas problemáticas apresentadas no texto.}

Obs. Conclusão:
- Nenhuma de suas propostas estão completas, logo a nota na C5 será 160.

Observações gerais:
- Não vejo nenhuma falha absurda na sua redação, mas não se esqueça dos conectivos.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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