Em primeiro plano,é nítido que a negligência estatal dificulta o acesso a alfabetização.No livro,Carvalho defende que o acesso a educação é essencial para que o ser humano possa exercer sua cidadania,pois garante aos indivíduos a fruição de seus direitos constitucionais.A negação desse instrumento aos idosos,é perceptível,por exemplo na ausência de investimento governamentais em programas como o EJA(Educação para jovens e adultos).Percebe-se,que por não haver mais ações como está,pessoas acima de 60 anos ficam vunelráveis a aprendizagem e dessa forma não conseguem ler ou escrever,propiciando a caírem em golpes de empréstimo por não saberem ler ou escrever.
Outroassim,é igualmente preciso apontar a mídia,nos moldes predominante do Brasil,como outro fator que contribui com os desafios relacionados a aprendizagem dos idosos.De acordo com Simone Beauvoir “O mais escandaloso dos escândalos,é a sociedade se habituar a eles”,seguindo seu pensamento,é notório que parte desse corpo civil não procura soluções para aprenderem o básico do ensino,por não haver um certo incentivo e isso tudo isso ocorre pelo fato dos meios de comunicação não propagarem notícias de incentivo à leitura e escrita a pessoas analfabetas acima da idade.Dessa maneira,acaba se tornando algo cotidiano e um assunto sem importância,resultando no crescimento de idosos sem escolaridade.
Portanto,é necessário que o Ministério da educação,junto com a Mídia,através de verbas governamentais invista na criação de mais progamas voltados a aprendizagem tardia,assim atingirá um grande público alvo e diminuirá o número de analfabetos.Além disso,é necessário que promovam campanhas e debates coletivos nas escolas,com a temática de nunca é tarde para aprender,essa ação pode ser feita por meio de incentivo nas redes sociais,com o intuito de incentivar idosos a buscarem voltar a estudar e superar os desafios supracitados.Somente assim,com ações amplas e conjuntas,o exercício de cidadania como destaca Carvalho,será exercido com plenitude.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.