A princípio, os cidadãos que possuem deficiências ao serem vítimas de discriminação acabam-se isoladas do convívio social, por sentirem medo de serem agredidas verbalmente e fisicamente agravando transtornos psicológicos. O filme "300", em uma de suas cenas retrata como os espartanos lidavam com os deficientes jogando-as em um precipício. A negligência com o capacitismo influência a uma sociedade desigual, o que acarreta a um dos problemas de desigualdade social na extensão brasileira.
Além disso, a falta de políticas públicas para combater este obstáculo corrobora ao preconceito com os deficientes devido a falta de compreensão das pessoas que não aceitam a inclusão no país. "O homem é o lobo dos homens", disse Thomas Hobbes, filósofo inglês, entende-se que o homem tem como prioridade o seu bem - estar individual ao invés do coletivo. Desse modo, a união e compreensão entre pessoas é essencial para garantir o bem - estar em toda a pátria.
Portanto, sabendo que o capacitismo afeta todas as áreas da vida do ser humano na sociedade, é importante que o poder executivo junto com o ministério da educação criem medidas a fim de combater esse obstáculo, como campanhas falando do capacitismo para que as pessoas conheçam e saibam a importância da atenuação desse problema e implantem programas educacionais para conscientizar o respeito entre as pessoas na sociedade na sociedade, estimulando a compreensão entre todos cidadãos do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.