Avatar do usuário
Por sandyejunior
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#97381
Na Grécia Antiga, os cidadãos tinham suas tinham suas demandas atendidas através da argumentação, na Ágora, de que aquilo realmente era necessário para o bem-estar coletivo. Para isso eles precisavam ter o domínio da eitura para converncer o corpo social. Entretanto, hordienamente na era digital, a soceidade não mais valoriza o hábito da leitura como os antigos gregos, visto que preferem textos curtos e simples. Tal situaão se deve por conta da efemeridade das relações, o que gera impactos drásticos para sociedade.
Diante desse cenário, cabe ressaltar como a instabilidade das relações influenciou negativamente o hábito da leitura. Segundo o sociólogo contemplado Zygumnt Bauman, a pós-modernidade é marcada pela liquidez das relações sociais, ou seja, tudo é frágil e superficial. Nesse sentido, o conceito se aplica ao hábito da leitura pois, as pessoas, por terem uma vasta gama de informações, graças à internet, querem consumir mais conteúdos, no menor tempo possível. Dessa forma, optam por textos curtos, diretos, sem profundidade e sem reflexões do indivíduo, o que gera uma ilusão de conhecimento.
Por consequência desse insólito hábito da leitura, impactos indesejáveis são repercutidos na sociedade. Tais como: a limitação da imaginação, a incapacidade de argumentação e de formar valores de pensamento analíticoindividual e a tendência à intolerância. Com isso, a sociedade fica cada vez mais distante do modelo grego e fica mais próxima da cultura de massa de Adorno e Horkheimer, da Escola filosófica de Frankfurt, em que se preza pela homogenização dos indivíduos em detrimento de suas singularidades, o que, lamentavelmente, a longo prazo, irá prejudicar a diversidade cultural.
Fica evidente, portanto, que medidas de políticas públicas devem ser tomadas para resolver o impasse. Dessa forma, fica a cargo do Estado, através do Ministério da Cidadania, fazer campanhas e propagandas que incentive o hábito da leitura e mostre sua importância, tanto para o indivíduo, quanto para o corpo social. Essa atitude deverá ser realizada por meio de parcerias com as mídias de engajamento com o objetivo de resgatar a prática de ler que fora perdida durante a era digital. Someente assim, a valorização da leitura, assim como na Antiga Grécia, voltará a ter a devida importância na contemporaneidade.

Olá, pessoal!! Estou voltando para a plataforma depois de um tempo off. Quem quiser minha opinião nas redações é só me marcar ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Gecilane
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97400
Muito bom, da uma olhada nas redações que fiz também está em meu perfil
0
Avatar do usuário
Por sandyejunior
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#97540
@mordekaiser cara vi sua redação da favela e achei espetacular. da uma olhadinha na minha pf

Olá, pessoal!! Estou voltando para a plataforma depois de um tempo off. Quem quiser minha opinião nas redações é só me marcar ;)
0
Avatar do usuário
Por mordekaiser
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97553
Bom dia @sandyejunior, tudo bem contigo?
Percebi pela tua bio que, assim como eu, esta na luta para a tão sonhada vaga no curso de medicina.
Bem, é óbvio, mas preciso destacar que não sou PROFESSOR, e prestarei minhas considerações baseadas no meu conhecimento!

Antes de avaliar as três partes do seu texto, quero fazer uma consideração quanto aos seus erros em algumas palavras, como:
sandyejunior escreveu:tinham suas tinham suas
sandyejunior escreveu:eitura
sandyejunior escreveu:hordienamente
sandyejunior escreveu:soceidade
sandyejunior escreveu:situaão
sandyejunior escreveu:analíticoindividual
sandyejunior escreveu:Someente
sandyejunior escreveu:contemplado
Percebe todos esses erros? Sim, eu sei que foi de digitação, que provavelmente foi motivado por uma ansiedade, nervosismo, insegurança no momento da digitação. Mas deve-se ser observados, pois se não alertados e consertados se transforma em vícios que vão te prejudicar.
Dito isso, vamos as três partes do teu texto:

INTRODUÇÃO:
Escolheu um bom repertorio, conotou sua tese bem, mas faltou um melhor encaminhamento argumentativo. Além disso, seu repertorio não esta bem exposto, fica uma leitura ríspida, falta coesão dos elementos, entre seu repertorio e tese, isso influencia diretamente na C1!
sandyejunior escreveu:na Ágora, de que aquilo realmente era necessário para o bem-estar coletivo

percebe como fica ríspido e prejudica o entendimento da tese?

DESENVOLVIMENTO:
Teus argumentos são ótimos, bem colocados, com excepcionais alusões, parabéns, aqui é o ponto alto da tua redação.
Melhorar nunca é demais, por isso recomendo que tente da um encaminhamento a proposta abordada, fechando seu argumento melhor.

CONCLUSÃO:
Você evocou os 5 elementos necessários a proposta de intervenção e finalizou retornando a tese da introdução, ótimo.

É isso, espero de verdade ter contribuído!
Se ficar alguma dúvida e identificar que eu posso cooperar, me chama no insta @herison_romulo. Creio que podemos nos ajudar bastante...


"
Ói, por dentro das águas há quadros e sonhos
E coisas que sonham o mundo dos vivos
Há peixes milagrosos, insetos nocivos
Paisagens abertas, desertos medonhos
Léguas cansativas, caminhos tristonhos

Que fazem o homem se desenganar
Há peixes que lutam para se salvar
Daqueles que caçam em mar revoltoso
E outros que devoram com gênio assombroso
As vidas que caem na beira do mar
É na beira do mar " - Beira-Mar, ZÉ RAMALHO.
0
Avatar do usuário
Por sandyejunior
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#97605
@mordekaiser, muito obrigada pelos toques. vou melhorar nas próximas. então vc tbm é medbulando, gosta de sofrer tb kkkkkkk boa sorte pra nós esse ano

Olá, pessoal!! Estou voltando para a plataforma depois de um tempo off. Quem quiser minha opinião nas redações é só me marcar ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
308 Exibições
por Eduarda77p
0 Respostas 
152 Exibições
por Millezxh
estratégias para estimular o habito da leitura
por CAROL1    - In: Outros temas
0 Respostas 
411 Exibições
por CAROL1
0 Respostas 
79 Exibições
por Samirasfz
2 Respostas 
117 Exibições
por Luciano15g
1 Respostas 
107 Exibições
por Moon199
0 Respostas 
69 Exibições
por larabbbartz
0 Respostas 
59 Exibições
por Letyciaa
A automedicação como hábito da sociedade
por 78003    - In: Outros temas
0 Respostas 
71 Exibições
por 78003
0 Respostas 
105 Exibições
por Larissat

Na obra "Utopia", do autor Thoma[…]

O bullying e o ciberbullying

O bullying é um dos "crimes&qu[…]

O papel do cidadão no cumprimento dos Objet[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM