Em primeiro lugar, o filme extraordinário mostra o preconceito sofrido pelo protagonista ao começar os estudos na escola nova devido ao seu rosto ter passado por 27 cirurgias, pois nasceu com uma deformidade facial. Embora o filme mostre à superação aos preconceitos alheios, é importante mencionar a exclusão social que ele sofreu durante sua rotina escolar. Nesse sentido, o filme promove uma crítica social presente no panorama atual no Brasil, como muitas pessoas vivem excluída no seu campo de convívio social pela sua deficiência, personalidade, manias, religião, entre outros motivos. Portanto, mudanças são necessárias através da educação e conhecimento para assim gerar atitudes com sabedoria. Logo, mudanças são feitas no campo cultural que a sociedade deve ser estimulada para isso.
Em segundo lugar, apesar das mudanças que ocorrem durante os séculos se faz presente o fato histórico, quando os romanos matavam milhares de pessoas por motivos no qual não concordavam. No panorama atual, o preconceito ainda estar raizado em uma cultura que torna cada vez mais difícil um ambiente agradável de se conviver. Nessa conjuntura, segundo o filósofo Aristóteles afirma que a mudança em todas as coisas são desejáveis. Portanto, é inadmissível que este cenário continue a persistir. Dessa forma, a mudança deve acontecer por atitudes sábias incentivada pela educação de eficácia escolar e familiar, desde a infância até a formação de um cidadão respeitoso e coerente.
Portanto, para mitigar a exclusão social agravada pelo preconceito, cabe o governo, as prefeituras, o Ministério da educação e as (ONGS) promovem discursos sobre esta temática. Ainda sim, por intermédio de palestras com as instituições educacionais de ensino. Logo, mostrando a importância das consequências que ferem às vítimas que sofrem com a exclusão social gerando uma reflexão das atitudes das pessoas. Somente dessa forma, os direitos garantido pela constituição do artigo 5 torna realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada