Em primeiro plano, vale ressaltar a omissão governamental está falhando em amenizar o racismo no Brasil. Nesse viés, Constituição Federal 1988, assegura igualdade, segurança, educação uma vida digna para todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, embora, a segurança seja assegurada na Constituição Federal, ela não é efetiva quando se trata de segurança para pessoas negras na sociedade. Nesse contexto, a segurança para o individuo negro é ineficiente, pois constantemente são perseguidos em locais públicos e privados por seguranças de empresas, guardas de shoppings e abordagens violentas por polícias sem justificativa coerente. Sendo assim, por impossibilitar segurança a essas pessoas a taxa de mortalidade por agressões sem justificativa acaba aumentando constantemente. Desse modo, o problema da segurança contra o racismo precisa ser revisto.
Paralelo a isso, é imperioso destacar a ineficiência nas mídias como causa antagônica do problema, em virtude da ausência eficaz de informação, na qual, deixa pessoas negras sem entender que racismo é crime. Na obra "A República" do filósofo Platão ele retratado o "Mito da caverna" em que homens aprisionados em caverna viam somente suas sobras, acreditando, assim que aquilo era a realidade das coisas. Sendo assim, por a mídia falhar em estabelecer informação, o individuo aceita tal ação por pensar que aquela é a realidade das coisas. Dessa forma, a carência de informação é grave por pessoas negras não ter conhecimento nas leis para o combate do racismo isto é, perceber que ações preconceituosas é crime. Dessa maneira, é de suma importância medidas para combater a carência de informação nas mídias.
Portanto, diante desse cenário faz-se urgente a implantação de medidas públicas para alterar esse panorama. Nesse sentido, com o objetivo de estabelecer informação nas mídias contra o racismo na atualidade, e evitar a contínua propagação dessa atitude na sociedade, urge que o Governo Federal- responsável pela gestão da nação- deve promover campanhas publicitárias contra o racismo, por meio da plataforma Instagram na qual, vários famosos são seguidos, gerando visibilidade para o problema, de modo que as pessoas conheçam as leis contra o racismo. Continuamente, Governo Federal deve propagar mais segurança às pessoas negas nas ruas, através de campanhas nas redes sociais, com o intuito de desnaturalizar atitudes de violência contra pessoas negas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.