Nesse sentido, é importante destacar, a princípio, que o descumprimento da lei é um fator preponderante para ocorrência desse óbice. Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988 assegura qualidade de vida aos cidadãos, todavia esta é negligenciada, pois,diante ao descarte de resíduos na natureza de forma incorreta, os transgressores das normas não são punidos. Em decorrência dessa indiligência do Poder Público, a busca de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) só aumenta devido à proliferação de doenças, como dengue, assim, dificultando o atendimento por causa da superlotação. Dessa maneira, o próprio Estado agride a Legislação por não assegurar o direito à saúde com eficácia.
Ademais, é válido ressaltar que a ausência de educação nas instituições de ensino potencializa essa conjuntura. Sob esse viés, Zygmunt Bauman confirma que certas instituições perderam sua função social, consideradas como “zumbis”. Certamente, o Ministério da Educação, pôde-se considerar uma instituição “zumbi”, já que não é oferecido um ensino à população sobre os malefícios causados à frente do descarte de resíduos na natureza por conta da escassez de investimentos no âmbito educacional. Como consequência, o aumento da poluição ocorre com frequência, visto que os indivíduos não têm o devido conhecimento. Dessa forma, é imprescindível combater a falha do processo educacional.
É visível, em síntese, que a inoperância estatal é um fator decorrente desse impasse. Portanto, cabe ao Estado, junto com o Ministério da educação, garantir qualidade de vida aos cidadãos, assim como, educação de forma eficaz aos estudantes, por intermédio de punições aos praticantes desse delito, outrossim, campanhas de educação sobre a importância de preservar a natureza, com o intuito de minimizar impactos ambientais. Logo, os indivíduos farão o descarte de resíduos corretamente, somado a isso, a Constituição Federal de 1988 será assegurada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.