Uma análise feita pelo professor do projeto de economia da USP Hélio Zylberstajn, a partir de um cruzamento de dados do Censo do Ensino Superior e de Rais ( Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho aponta que não há tanto espaço para tão poucos cursos. Em 2014 , 80% dos formados estudavam em apenas seis ramos: comércio, administração, educação, saúde, direito, engenharia de computação. Este dado aponta que por mais que estudem e se esforçam acabam sendo subutilizados, isto é, acaba sendo considerado uma mão de obra desperdiçada.
No primeiro trimestre de 2022, o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que o Brasil tinha 26,8 milhões de trabalhadores subutilizados. Já no ranking de desemprego, segundo a Agência de qualificadora de riscos Austing Rating, o Brasil ocupa o 9º lugar de desemprego (13,7%) e o 2º colocado em relação aos países do G20, perdendo apenas para a África do Sul, que tem o número assustador de 35,2% de desemprego. Em contraposição, o Japão, país com alto índice de envelhecimento ( 28% da sua população com mais de 65 anos), aparece em primeiro lugar com 2,6% de desemprego.
Ademais os dados apresentados, por conseguinte de todos levantamentos é fácil apontar que há milhares de fatores que resultam o ´´diploma inútil´´, entre eles a falta de qualificação, que em vez do indivíduo ficar a mercê da sua área, é necessário buscar sua qualificação, pois assim como aponta o grande filósofo brasileiro contemporâneo Mário Sérgio Cortella no livro ´´ Por que fazemos o que fazemos?´´ na parte `` Motivação em tempos difíceis`` ´´ É preciso encontrar caminhos e compreender que são períodos´´.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.