Nesse âmbito, vale destacar a falta de segurança nas redes sociais como fator primordial nessa temática. Nesse sentido, é visível que o vazamento de dados pessoais é um problema comum na sociedade hodierna que colabora para o aumento de golpes financeiros na internet. Sob tal ótica, segundo George Orwel, "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Nessa perspectiva, a afirmação do filósofo representa bem a sociedade vigente, que se encontra em dependência e controlação da mídia social, pois essa ferramenta oferece diversa vantagens como a capacidade de se comunicar e comprar sem sair de casa, facilitando a vida da população, mas também contribuindo para o aumento dos golpes financeiros na internet. Sendo assim, é importante pensar na segurança e preservação dos dados de usuário como principal caminho para diminuição dessa mazelas.
Ademais, é indubitável que esse problema está amparado a falta de investimento educacional, como maior implantação tecnológica nas escolas brasileira. Nessa analogia, é evidente que pessoas vítimas da desigualdade social e do difícil acesso educacional são os principais atingidos por golpes financeiros na internet brasileira. Diante desse viés, segundo Paulo Freitas, " se a educação sozinha não muda o mundo, tampouco sem ela a sociedade muda". Dessa maneira, o educador destacar a importância da educação para formação de uma sociedade mais íntegra e consciente. Destarte, é preciso pensar na educação tecnológica como uma medida de minimização desse impasse.
Portanto, pode-se inferir que o tema é relevante e precisa de solução. É imprescindível que o Poder Midiático, instrumento de grande alcance populacional, junto ao ministério da educação, contribua para diminuição de golpes financeiros na internet, apartir de palestra e propaganda educacional que oriente a população sobre os cuidados necessários para o evitação de tal problema. Nessa síntese, cabe também a mídia social contribuí na proteção dos dados pessoais dos usuários, por meio de novas diretrizes de seguranças, no qual o indivíduo terá que comprovar que é o dono da conta digital para ter acesso a esse recurso. Espera-se, com isso, garantir a diminuição de golpes financeiros na internet brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.