Como citado anteriormente, o sistema educacional brasileiro tem grande impacto nos brasileiros que não trabalham em suas áreas. A princípio, essas temáticas se ligam pela relação entre diplomas e empregabilidade da população, ou seja, a falta de investimentos nas áreas humanas, biológicas, exatas e artísticas no mercado de trabalho propiciam o aumento da porcentagem de pessoas com diplomas sem uso. Segundo o professor Paulo Freire, a educação é o caminho para população promover o desenvolvimento da sociedade. Entretanto como fazer essa ação com um mercado de trabalho com pouca preparação? Para responder essa questão, vale frisar que a maioria dos cargos de trabalho advêm do setor privado. Visto isso, infere-se a necessidade de investimentos na criação de empregos nas mais diversas áreas no setor público, para que os brasileiros possam exercer atividades em suas áreas.
Por consequência, a quantidade de diplomas 'inúteis' no Brasil resulta na precarização do trabalho. Retornando a Era Vergas, apesar dos ataques a democracia no Estado Novo, um ponto positivo do período foi a formulação das leis trabalhistas em apelo ao populismo. Atualmente, esses direitos estão sendo ignorados, uma vez que, por não atuarem em suas áreas muitos brasileiros trabalham em subempregos como entregadores, em sistemas de pirâmide ou sendo motoristas de aplicativo, todos sem amparo governamental. Visto isso, empresas mal intencionadas exploram os empregados que não conseguem exercer sua formação educacional, fruto da falta de regulamentação trabalhista e dos diplomas inúteis.
Como foi exposto, faz-se necessária uma reformulação do mercado de trabalho para que os cidadãos possam atuar em suas áreas. Para isso, o governo federal, por meio do ministério do trabalho, deve subsidiar projetos que promovam o desenvolvimento das artes, ciências, saúde e áreas humanas, resultando na criação de diversos empregos. Não obstante, será necessária reformulação das leis trabalhistas tanto para futuros projetos, quanto para empresas que exploram seus funcionários como medida imediata. Dessa forma pode-se responder a questão inicial do por que tantos brasileiros não conseguem trabalho em suas áreas de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.