A TikTok, Andressa faz vídeos sobre educação positiva e em alguns de seus vídeos discute sobre o impacto das telas na vida e desenvolvimento da criança, como , por exemplo, a habilidade motora e cognitiva pobre,falta de atividades físicas e a falta de sono. De acordo com o jornal da Globo, G1, mais de 50% das crianças tenham celulares e tablets e navegam sem orientação e sem regras dos pai, por exemplo, não se tem hora para começar e nem largar o celular, deixando por muitas vezes de brincar para usar o telefone.
No entando, essa ''liberdade'' tem seus riscos e suas consequências. De acordo com a polícia cívil, cresceu 14% dos casos de pedofilia na internet, principalmente entre crianças de 6 a 11 anos. Essas situações geralmente ocorrem em sites de Bate-papo ou nos próprios conteúdos que as crianças consomem, pois grande parte dos pais não supervisionam o que as crianças adquirem e absorvem da internet, tornando-os alvos ainda mais fáceis.
Fica claro, portanto, que o acesso a informações e a facilidade de crianças achar sites inadeguados para sua idade ainda é uma problemática e, por isso, ações devem ser pensadas para mudar essa realidade. Dessa forma, é necessário que seguranças públicas e responsáveis supervisionem a internet e seus conteúdos aumentado a segurança e exigindo alguma comprovação mais rigida para saber se a pessoa tem a real idade que fala, para que os envolvidos em qualquer atitude criminosa possa ser pego e jugado, e assim não achar mais espaço para punidade necesse cenário. Com isso, gradualmente, haveria uma mudança de postura no cénario da internet e os problemas relacionados aos perigos para as crianças seriam solucionados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.