Diante desse cenário, não se pronunciar é um dos fatores que colabora para a permanência dessa enfermidade. Sob essa ótica, o filósofo Michel Foucault, afirma que, alguns temas são silenciados a fim de manter as estruturas de poder. Nesse sentido, o silenciamento da vítima diante dos abusos sofridos é uma forma de manutenção do assédio, haja vista que, o abusador não se sente intimidado, interpretando, assim, essa falta de ação da vítima, como mais uma oportunidade para repetir o crime. Dessa forma, por não receber uma resposta defensiva por parte da pessoa sofredora, o opressor acaba se sentindo à vontade para realizar novamente os atos criminosos, o que contribui para a persistência de ações abusivas. Logo, é fundamental fomentar denúncias para atenuar esse problema.
Ademais, o medo de ser desempregado subsidia esse infortúnio no ambiente de trabalho. Diante disso, segundo William Shakespeare, o medo de arriscar faz com que o indivíduo perca o que poderia ganhar. Seguindo essa lógica, por temer ser despejado, o padecedor não contesta o sobrecarregamento com tarefas ou se está sendo ignorado pelo patrão, porém, o não agir da pessoa torna a repressão algo normal para quem aplica, enquanto que, por outro lado, implica no sofrimento do empregado. Consequentemente, o combate ao assédio moral no Brasil é dificultado pelo medo de perder o emprego. Posto isto, é necessário conscientizar a população trabalhadora dos seus direitos.
Portanto, torna-se imprescindível contornar essa mazela. Destarte, o Ministério do Trabalho e Previdência, órgão responsável pela fiscalização do trabalho, em parceria com a mídia, veículo informacional, por meio de programas televisivos como o “Fantásticos” e de estações de rádio, devem incentivar as vítimas a realizarem denúncias contra os assediadores, com intuito de amenizar casos de assédio no Brasil, contribuindo simultaneamente para intimidar outros agressores. Além disso, cabe também aos mesmos agentes, utilizando os meios já supracitados, divulgarem os direitos dos trabalhadores, conscientizando-os dos seus privilégios. Dessa maneira, realizando as ações mencionadas, o país seguirá a máxima do símbolo pátrio com menos desordem.
@abiaacs @Anna1 @VictorF
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.