Diante dessa perspectiva, é de suma importância destacar como impulsionador da cultura do cancelamento o costumeiro hábito difamatório da sociedade. Na reflexão a banalidade do mal da filosofá Hannah Arendt, a mesma afirma que após passar por um processo de massificação tão grande a sociedade não percebe as injúrias que estão a sua volta. A população já não enxerga problema em criticar em massa um indivíduo e não faz uso de sua empatia pelo mesmo, tais atos são normalizados e destroem: vida, carreira, relacionamentos e a saúde mental da vítima.
Ademais, cabe pontuar o descaso institucionalizado por parte do governo que banaliza gravidade da problemática. No honorável o cidadão de papel obra literária escrita por Gilberto Dimestein, o mesmo diz que as leis "são apenas palavras no papel", de maneira análoga faz referência ao não cumprimento das leis por meio do governo. O mesmo se faz evidente perante a Constituição brasileira, a qual penaliza o crime de difamação, mas não se atenta aos casos da população marginalizada perante sociedade, tendo como resultado a impunidade de muitos que passam despercebidos.
Torna-se imperativo, portanto que cabe ao Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos a realização de projetos de leis que viabilizem tratamento devido para as vítimas da difamação com profissionais especializados, em conjunto com a intensificação da pena para quem pratica tal ato infracional. Ademais, cabe a mídia televisiva a divulgação de campanhas que conscientizem a população sobre a gravidade do problema e suas consequências, com fito de acabar com o estigma da banalidade da difamação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.