Avatar do usuário
Por WillisonD
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96948
No governo de Juscelino Kubitscheck, foi criado um programa de industrialização chamado de "plano de metas", no qual expandiu a indústria automobilística e a malha rodoviária no Brasil, assim, aumentando a compra e o uso de carro pelos brasileiros. De forma análoga, se observa que esse programa não foi planejado cuidadosamente ao notar os diversos desafios da Mobilidade urbana na conjuntura brasileira contemporânea. Logo, dentre as várias causas desse problema, as principais são: a negligência governamental e a sociedade excludente.

Em primeiro plano, é imprescindível destacar a indiligência do estado como um dos fatores responsáveis por esse problema. Posto isso, é importante ressaltar que o direito de ir e vir, com segurança, está assegurado pela constituição de 1988. Porém, ele não é colocado na prática ao analisar as taxas muito altas de acidente de trânsito, chegando a ter 22,5 mortes a cada 100 mil pessoas, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Portanto, para a mudança dessa realidade, torna-se inadmissível uma intervenção estatal.

Ademais, é igualmente preciso destacar a desigualdade social como intensificador desse problema. Nesse sentido, foi criado, no governo de JK, a cultura do carro, ou seja, ter um automóvel era sinônimo de alto status social. Hodiernamente, esse contexto ainda persiste devido à baixa condição financeira da população, a possibiltando de comprar um veículo e tendo que recorrer a meios mais baratos como o transporte público que por causa de sua baixa eficiência acaba gerando uma superlotação.

À vista dos fatos supracitados, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema. Dessarte, a fim de garantir uma melhor condição de mobilidade urbana para todos os cidadãos, é preciso que o Ministério das Cidades – órgão do estado responsável por ampliar a acesso da população ao transporte –, por meio de colaborações com urbanistas e engenheiros civis, elabore campanhas de conscientização com o intuito de desestimular o uso de carro, além de investir em BRTs(faixas exclusivas para ônibus) e na ampliação de ciclovias. Espera-se, desse modo, que os casos mencionados anteriormente deixarão de existir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
134 Exibições
por rafinha24
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por AnnaLeia    - In: Outros temas
0 Respostas 
117 Exibições
por AnnaLeia
0 Respostas 
139 Exibições
por mafewmelo
0 Respostas 
153 Exibições
por Aurx
OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
por Vivianolix    - In: Outros temas
0 Respostas 
85 Exibições
por Vivianolix
1 Respostas 
94 Exibições
por nayzbrrs
0 Respostas 
99 Exibições
por Julie123
0 Respostas 
66 Exibições
por denilson1346
0 Respostas 
95 Exibições
por Marcellyleal
0 Respostas 
93 Exibições
por gercyzinha26

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Olá, Kauafak! Você enviou sua reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM