Em primeiro plano, é imprescindível destacar a indiligência do estado como um dos fatores responsáveis por esse problema. Posto isso, é importante ressaltar que o direito de ir e vir, com segurança, está assegurado pela constituição de 1988. Porém, ele não é colocado na prática ao analisar as taxas muito altas de acidente de trânsito, chegando a ter 22,5 mortes a cada 100 mil pessoas, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Portanto, para a mudança dessa realidade, torna-se inadmissível uma intervenção estatal.
Ademais, é igualmente preciso destacar a desigualdade social como intensificador desse problema. Nesse sentido, foi criado, no governo de JK, a cultura do carro, ou seja, ter um automóvel era sinônimo de alto status social. Hodiernamente, esse contexto ainda persiste devido à baixa condição financeira da população, a possibiltando de comprar um veículo e tendo que recorrer a meios mais baratos como o transporte público que por causa de sua baixa eficiência acaba gerando uma superlotação.
À vista dos fatos supracitados, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema. Dessarte, a fim de garantir uma melhor condição de mobilidade urbana para todos os cidadãos, é preciso que o Ministério das Cidades – órgão do estado responsável por ampliar a acesso da população ao transporte –, por meio de colaborações com urbanistas e engenheiros civis, elabore campanhas de conscientização com o intuito de desestimular o uso de carro, além de investir em BRTs(faixas exclusivas para ônibus) e na ampliação de ciclovias. Espera-se, desse modo, que os casos mencionados anteriormente deixarão de existir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada