Em primeiro lugar, o sistema patriarcal ensinado há séculos colabora para os perigos nos relacionamentos. Nos filmes sobre a pré-história é comum vermos homens lutando por uma mulher e o vitorioso arrastando-a pelos cabelos. Contemporaneamente, a essência continua a mesma: a mulher, muitas vezes, é prêmio a ser conquistado pelo homem. Dessa forma, a possessividade não inclui os sentimentos da companheira pois, mostrar aos outros que está comprometido é mais importante e por consequência, a naturalização da mulher como posse leva à desmoralização e diminuição da sua figura.
Ademais, o abuso psicológico é pouco identificado pela vítima nos estágios iniciais. A Lei Maria da Penha foi criada após a mulher de nome homônimo ter sido morta pelo companheiro. O fim trágico levou à conscientização de práticas abusivas disfarçadas de cuidados e amores, por exemplo "que tal cortar o seu cabelo mais curto e ficar 'ainda mais bonita'?" ou "você não pode usar essa roupa". Ou seja, falas desse gênero encobrem a liberdade pessoal e abalam a autoestima em "favor" aos gostos de outrem.
Em resumo, a periculosidade nos relacionamentos abusivos também são vistos naquilo que é enraizado na sociedade. Sendo assim, a família deve ensinar às crianças os cuidados necessários de ambas as partes, principalmente aos meninos para enaltecer a importância, liberdade e igualdade das mulheres através de conversas e atos de amor entre os seus pais de maneira respeitosa. Dessa forma, a sociedade crescerá em dignidade perante à figura feminina.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada