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Por Nayanne
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DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, É DIREITO DE TODO CIDADÃO TER SEUS DIREITOS ASSEGURADOS. NO ENTANTO, MODERNAMENTE VÊ-SE A DIFUSÃO DO OPOSTO GARANTIDO POR LEI, TENDO EM VISTA O ABANDONO MATERIAL E AFETIVO DE IDOSOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, FATO POTENCIALIZADO PELA DESCRIMINAÇÃO SOCIAL E OMISSÃO GOVERNAMENTAL, ACARRETANDO PROBLEMAS NA VIDA DOS IDOSOS.
DIANTE DESSE CENÁRIO, É LÍCITO POSTULAR O PRECONCEITO POR PARTE DO TECIDO SOCIAL COMO CAUSADOR DESSE REVÉS. SEGUNDO O SEMIÓLOGO ALFONSO RUIZ SOTO, ‘’ NÃO BASTA SER TOLERANTE EM CERTO MOMENTO, DO QUE A HUMANIDADE PRECISA É DE UMA CULTURA DE TOLER NCIA. CONTUDO, NA SOCIEDADE BRASILEIRA ACONTECE SITUAÇÕES ANTAGÔNICAS DO DIFUNDIDO POR SOTO, À MEDIDA QUE OCORRE INÚMEROS ATOS NEFASTOS DE DESCRIMINAÇÃO CONTRA IDOSOS DIARIAMENTE, POTENCIALIZADOS PELA SUA FALTA DE AUTONOMIA E LIMITAÇÕES FÍSICAS, FAZENDO COM QUE NECESSITEM DE CUIDADOS ESPECIAIS. DESSA FORMA, OS IDOSOS SÃO SUBMETIDOS AO ABANDONO E VIOLÊNCIA POR NECESSITAREM DE CUIDADOS ESPECIAIS, CUIDADOS ESSES QUE SÃO CAROS E VIABILIZAM O AUMENTO DO NÚMERO DE ABANDONOS.
ADEMAIS, É IMPERIOSO DESTACAR A PASSIVIDADE LEGISLATIVA EM RELAÇÃO AOS DIREITOS DOS CIDADÃOS. PARA LOCKE, O ESTADO COMO GARANTIDOR DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, DEVE GARANTIR UMA VIDA CONFORTÁVEL PARA A SOCIEDADE. ENTRETANTO, NO BRASIL O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ATUA COM PASSIVIDADE DIANTE A CRIAÇÃO DE PROJETOS DE LEIS, QUE POSSUEM COMO FINALIDADE CONTER CRIMES CONTRA OS DIREITOS DOS IDOSOS. DESSA FORMA, A PASSIVIDADE LEGISLATIVA VIABILIZA A OCORRÊNCIA DE ABANDONOS, EMBORA SEJA DIREITO DE TODO TECIDO SOCIAL.
PORTANTO, É DE SUMA IMPORT NCIA MEDIDAS A FIM DE ERRADICAR OS CASOS DE CRIMES CONTRA IDOSOS. DESTARTE, O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA- ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA APLICAÇÃO DE LEIS-, DEVE, POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI, PROMOVER A CRIAÇÃO DE SANSÕES, A FIM DE ASSEGURAR E RESPONSABILIZAR INDIVÍDUOS QUE PRATICAM TAMANHA BARBARIDADE.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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