De início, é notório destacar os poucos refugiados que conseguem alguma oportunidade de emprego. Segundo a ONG Estou Refugiado, dois em cada três estrangeiros que vivem em situação de refúgio no Brasil enfrentam o desemprego e a dificuldade para encontrar trabalho como os maiores problemas para se estabelecerem no país, esse dado comprova a fato que os refugiados sofrem preconceitos e acabam sendo rejeitados pelas empresas. Além de todo o preconceito, os refugiados sofrem com a desinformação de que o processo de contratação é mais complexo do que o processo de um brasileiro.
Ademais, ressalta-se a disseminação de Ideais de extrema-direita, que carregam consigo o racismo e a xenofobia, têm crescido e deixado a marca xenofóbica em parte da população brasileira, sobretudo sobre os brancos descendentes de europeus. Existem, na região Sudeste, grupos neonazistas, como os Skinheads, que se assumem enquanto entidades anti-imigração e destilam o ódio contra estrangeiros, nordestinos e nortistas, negros, indígenas, homossexuais, judeus e muçulmanos. Sendo assim, torna-se urgente evidenciar o ódio que se criou entre uma parte da população brasileira e os refugiados no Brasil.
Com o objetivo de atenuar os casos de xenofobia com refugiados no Brasil, cabe ao Ministério da Economia juntamente com as prefeituras com os recursos do fundo para o fim da pobreza devem propor um auxílio para os refugiados para diminuir as dificuldades econômicas passadas pelos refugiados. Também, é dever do Poder Judiciário, com o orçamento da união para justiça, condenar aqueles que cometerem preconceitos contra os refugiados para que a população entenda o erro cometido. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão dos casos de xenofobia com refugiados no Brasil
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.