Os golpistas exploram a relação de confiança do usuário nos negócios online. A vítima pode ser atraída por uma oferta imperdível e não receber a mercadoria comprada, ou o pagamento por um produto vendido, além de passar dados seus ao golpista. Quando a vítima reclama seus direitos à plataforma, esta já não pode fazer mais nada, sendo incapaz de responder a tantas falhas em seu sistema de uma só vez.
Some-se a isso, o fato de haver milhões de pessoas que não fazem ideia do modo como agem os golpistas. Totalmente desinformadas, as vítimas creem estar dentro de uma rede segura, não sabendo agir com critério para reconhecer evidências claras da presença de. golpe.
Fica claro, portanto, uma vantagem dos golpistas em relação às vitimas no que se refere a meios e informação. Por meio da tecnologia bem empregada, as plataformas de venda ou prestação de serviços têm de ser equipadas com algoritmos capazes de reconhecer perfis e dados falsos, ou copiados. E além disso, devem proporcionar propaganda de alerta aos usuários revelando os modos de ação dos golpistas, afim de munir as pessoas de critérios claros de reconhecimento dos mesmos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.