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Por brubeth
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Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, todo cidadão tem o direito de se expressar livremente. Assim, debates acerca da mudança de palavras compostas por artigos femininos ou masculinos para abranger certa parcela da população podem e devem ocorrer no Brasil, pois este é um assunto bastante pautado na atualidade. Discutido, inclusive, durante as Olimpíadas de Tóquio, onde uma narradora deu visibilidade à uma atleta que se identifica como pessoa trans não-binária.
A língua portuguesa falada no Brasil vem sendo adaptada desde a colonização. Nessa época, pautas sobre o gênero neutro não estavam nem perto de ocorrer e por isso, palavras que têm como base o gênero masculino são consideradas hoje como neutras por órgãos reguladores de idiomas (como a Real Academia Espanhola ou a Academia Brasileira de Letras). Contudo, nesse tempo, parte da população nem cogitava a existência de semelhantes que não se considerassem binários ou cisgêneros, tornando o tópico atual inevitavelmente motivo de debates.
Ainda, outra razão plausível para a abordagem desse assunto em discussões, é a inclusão de uma fração dos cidadãos, que teriam a chance de tornarem-se visíveis na sociedade, pois vivem à margem dela. Entretanto, com a inserção de novos pronomes ou trocas de letras nas palavras por “x” ou arrobas, a comunicação entre os indivíduos pode ser interrompida, principalmente quando se trata de pessoas deficientes visuais, que necessitam de aplicativos para a leitura de textos. Deste modo, enquanto uma porção da população é incluída, a outra passa a ser excluída, sendo que ambas as partes não possuem tanta visibilidade; assim como diz Lorenzo Milani, padre e educador, “nada é mais injusto do que fazer partes iguais entre desiguais”.
Portanto, caso iniciativas governamentais acontecessem visando a criação de debates para a tomada de decisão do que se fazer acerca dessa situação, sendo que representantes de todos os grupos que são atingidos por essas mudanças devem estar inseridos nessas discussões, uma decisão poderia ser tomada objetivando a melhor integração possível. Até porque, “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”, segundo Oscar Wilde; e com essa insatisfação, os direitos humanos de se expressar dos cidadãos brasileiros seriam a evolução das inclusões de todos os grupos marginalizados ou não.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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