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Por EuDavila
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#96362
A Constituição Federal — norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro — assegura ao povo o acesso à educação de qualidade. No entanto, percebe-se uma falha na efetivação desse princípio, visto que as autoridades negligenciam à importância da educação prisional no Brasil. Nessa perspectiva, é ilógico pensar que uma lei que garante ensino educativo a toda a nação, seja omissa a parcela carcerária. Nesse sentido, é preciso analisar a falta de investimento e a mentalidade social como elementos impulsionadores desse imbróglio.
Em primeiro lugar, é relevante destacar o déficit financeiro como influente nessa conjuntura. Nesse contexto, segundo o economista britânico Lewis, “A educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. De fato, o processo educativo é basilar na reinserção da comunidade carcerária na sociedade, entretanto o governo, infelizmente, é negligente, prova disso, é a insuficiência no financiamento de programas educacionais e profissionais dentro dos presídios. Por conseguinte, a irrisória destinação de verbas por parte da poder público proporciona uma educação precária a esses sujeitos, impedi-nos de ter novas oportunidades. Logo, é inadmissível que o Estado permaneça inercio na destinação de recursos ao sistema educacional.
Deve-se analisar, ainda, o intelecto social como outro agravante na questão. Acerca disso, consoante o psicólogo William James," O ser humano pode mudar sua vida alterando sua atitude mental”. Sem dúvidas, as experiências coletivas são fundamentais para a evolução da postura dos indivíduos, contudo — na maioria das vezes — o tecido social marginaliza essas vivências, aja visto o quanto age de forma preconceituosa e individualista com a população presidiária. Consequentemente, a medida que essa parcela cívica não recebe o apoio positivo da nação, tampouco poderá mudar a sua mentalidade e, por vezes, retornam a cometer crimes. Dessa forma, é necessário a colaboração da nação para que essa comunidade possa se reabilitar positivamente.
Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa problemática. Para isso, a Máquina pública deve investir financeiramente em progamas de noções básicas e profissionalizantes dentro das penitenciárias, por meio de atividades fundamentais e artística com cargas horárias definidas, a fim de que esses cidadãos possam desenvolver a sua habilidade cognitiva e socioemocional. Essa ação pode se intensificar, ainda, com o apoio do Núcleo midiático, em promover debates com o corpo social, com efeito de sensibilizar a ajudarem esse grupo cívico. Espera-se que, com essa medida, possa se cumprir a lei constitucional de direito a educação a todos.

Na folha ficou 7,8,8,7

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por EuDavila
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#96365
Sinta-se à vontade para corrigir!

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Por Gi69
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#96378
COMPETÊNCIA 1
A Constituição Federal — norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro — assegura ao povo o acesso à educação de qualidade. No entanto, percebe-se uma falha na efetivação desse princípio, visto que as autoridades negligenciam à a importância da educação prisional no Brasil. Nessa perspectiva, é ilógico pensar que uma lei que garante ensino educativo a toda a nação, seja omissa a parcela carcerária. Nesse sentido, é preciso analisar a falta de investimento e a mentalidade social como elementos impulsionadores desse imbróglio.

Em primeiro lugar, é relevante destacar o déficit financeiro como influente nessa conjuntura. Nesse contexto, segundo o economista britânico Lewis, “A educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. De fato, o processo educativo é basilar na reinserção da comunidade carcerária na sociedade, < eu acrescentaria uma justificativa aqui entretanto o governo, infelizmente, é negligente, prova disso, é a insuficiência no financiamento de programas educacionais e profissionais dentro dos presídios. Por conseguinte, a irrisória destinação de verbas por parte da poder público proporciona uma educação precária a esses sujeitos, impedi-nos impedindo-os de ter terem novas oportunidades. Logo, é inadmissível que o Estado permaneça inercio na destinação de recursos ao sistema educacional.

Insira um operador argumentativo. Sugiro "Em segundo lugar", pois, se tem algo em primeiro lugar, deve ter algo em segundo. Deve-se analisar, ainda, o intelecto social como outro agravante na questão. Acerca disso, consoante o psicólogo William James," O ser humano pode mudar sua vida alterando sua atitude mental”. Sem dúvidas, as experiências coletivas são fundamentais para a evolução da postura dos indivíduos, < por quê? Posso estar sendo bem chata, mas costumo sair justificando minhas afirmativas na redação para evitar perguntinhas desse tipo. contudo — na maioria das vezes — o tecido social marginaliza essas vivências, aja visto haja vista o quanto age de forma preconceituosa e individualista com a população presidiária. Consequentemente, a medida que essa parcela cívica não recebe o apoio positivo da nação, tampouco < os conectivos destacados não combinaram, pois o primeiro dá ideia de proporcionalidade e o segundo dá ideia de adição. Recomendo retirar o "tampouco" ou o "a medida que" e reformular o período.poderá mudar a sua mentalidade e, por vezes, retornam a cometer crimes. Dessa forma, é necessário a colaboração da nação para que essa comunidade possa se reabilitar positivamente.

Na minha perspectiva, essa citação é um pouco individualista, não servindo, pois, para falar do coletivo.


Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa problemática. Para isso, a Máquina máquina pública deve investir financeiramente em progamas de noções básicas e profissionalizantes dentro das penitenciárias, por meio de atividades fundamentais e artística artísticas com cargas horárias definidas, a fim de que esses cidadãos possam desenvolver a sua habilidade cognitiva e socioemocional. Essa ação pode se intensificar, ainda, com o apoio do Núcleo núcleo midiático, em promover debates com o corpo social, com efeito tal termo é sinônimo de "em verdade". Acho que você quis dizer "com o intuito" de sensibilizar a ajudarem esse grupo cívico. Espera-se que, com essa medida, possa se cumprir a lei constitucional de direito a educação a todos.

C1 -160 - Seu texto apresenta poucos desvios.
C2 - 200 - Parabéns!
C3 - 160/200 - eu daria 200 pontos, mas alguns corretores podem dar 160.
C4 - 160 - justificado ao longo da análise do texto.
C5 - 160 - Faltou o detalhamento de uma das propostas. Você disse que a parte da mídia era uma forma de intensificar a ação da máquina pública, acredito que essa não seja uma forma de detalhamento, por favor, se estiver errada, alguém me corrija.
Nota: 880

Parabéns, Vilinha - gostei da forma como os adeptos à corrente williana te chamam! Perdoe-me qualquer erro e caso queira refutar alguma coisa... :D

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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