Diante desse cenário, é importante pontuar o descaso estatal como peça -chave dessa adversidade. Para tanto, é oportuno rememorar os estudos do filósofo Thomas Hobbes, que afirmou ser dever do Estado proporcionar meios que auxiliem toda a coletividade. Tal concepção,todavia, não se aplica a realidade atual, pois as autoridades governamentais não atuam na formulação de ações que resolveriam os casos de suicídio entre jovens, como fornecer centros de apoio psicológico gratuitos, a qual poderia oferecer o tratamento adequado jovens em questão de vulnerabilidade social. Logo, é necessário que a conduta do setor administrativo seja repensada.
Ademais, faz-se fundamental apontar a negligência familiar como motivadora desse revés.
Nesse contexto,uma pesquisa realizada pela Flacso revelou que a taxa de suicídio é maior entre jovens de 16 e 17 anos. Com base nesse dado expressivo, vê-se que o descaso da família diante desse assunto, principalmente com os adolescentes nessa idade, contribui para o aumento alarmante desses casos, tendo em vista que os parentes não cumprem seu papel social de orientar esses indivíduos e assegurar sua proteção perante a esse mal do século. Tal questão, portanto, possui como efeito a exclusão desses jovens do ambiente familiar, ocasionando a reverberação desse problema,o que evidencia a necessidade de um recurso capaz de solucionar esse impasse.
Assim é crucial mitigar o aumento de suicídio entre os adolescentes. Com vistas a isso, cabe ao governo - instância máxima de administração executiva-criar instituições de apoio psicológico,por meio dos cofres públicos, a fim de promover o tratamento gratuito a população que não pode pagar por essa ajuda em instituições privadas.
Outrossim, o ECA - Estatuto da criança e adolescente- deve fornecer por meio das mídias sociais, ações publicitárias a fim de informar as famílias acerca da questão do suicídio entre os jovens. Com essas medidas,o Brasil se tornará um espelho da "utopia" de More.
@R1000
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.