Nesse panorama, é visível o descumprimento do Contrato Social teorizado por Thomas Hobbes, onde os seres humanos aceitam sair de seu estado de natureza com o intuito de terem melhores condições de vida, se subordinando a um órgão regulatório. Nesse sentido, o Contrato Social não está sendo cumprido a partir do momento em que não há métodos de reintegração dos detentos na sociedade por parte do Estado, assim o tornando descumpridor de sua função social.
Nesse viés, tal situação remete á Lei Áurea, decretada em 1888, que, apesar de certificar a abolição da escravatura e a liberdade dos escravizados, os levou á margem da sociedade devido as baixas ou nulas oportunidades de vida pós soltura. Tal situação não se mostra distante da questão dos ex-presos, pois, uma vez em liberdade, se torna altamente necessária a reestruturação dos indivíduos outrora detidos, com o intuito de os reintegrar na coletividade e atuarem como cidadãos. Porém, tal necessidade não está sendo realizada, de modo que, após a liberdade dos ex-presidiários, há pouca ou nenhuma oportunidade de vida devido a baixa escolaridade dos sujeitos, que não apresentou mudança no cárcere.
Portanto, para que haja o cumprimento dos ideais de Hobbes, é necessário o investimento por parte do Estado nos presídios brasileiros, para que haja a melhora na qualidade de vida e infraestrutura do cárcere e dos detentos com a finalidade de tornar possível a estruturação de programas educacionais, como cursos técnicos e Educação de Jovens e Adultos (EJA), dessa forma havendo o cumprimento do Contrato Social com a reintegração dos detidos na sociedade, assim mitigando a questão da educação prisional no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada