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Por Leite
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#96183
No Brasil, uma prática comum vista nas ruas são pessoas vendendo alimentos em locais irregulares a preços menores que as feiras. Essa é uma das maneiras de sustento familiar acessível encontrado pelas famílias que não conseguiram emprego formal devido a poucas vagas disponíveis e a necessidade de qualificação, em contraste às pessoas que preferem ser o seu próprio patrão.

Em síntese, diversas dificuldades são enfrentadas diariamente pelos desempregados. Após a pandemia de coronavírus, os índices de desemprego no Brasil aumentaram, seja por pouca oferta, seja pela qualificação necessária. À primeira hipótese, as desigualdades entre oferta e demanda esclarecem as fragilidades do mercado de trabalho visto que é necessário haver, pelo menos, o ensino fundamental ou médio. Sendo assim, o efeito gargalo desenvolvido na sociedade traz o empreendedorismo como uma opção digna de sobrevivência, a exemplo, o crescente número de vendedores ambulantes.

Por outro lado, há o público jovem que visa o empreendedorismo como oportunidade. Na era da tecnologia, as facilidades criadas pela 4ª Revolução Industrial mostram novos caminhos de emprego online, por exemplo, um indivíduo habilidoso com a escrita desenvolve um aplicativo de ensino do português e lucra através de anúncios. Sendo assim, unir comodidade e competências ao seu tempo disponível cria momentos livres para se aperfeiçoar e diminuir a taxa de desemprego.

Logo, a questão de empreendedorismo é ambígua. Dessa forma, cabe o Ministério do Trabalho em criar novas oportunidades de emprego sem necessidade de qualificação para o público através de lojas e restaurantes populares distribuídos em locais de maior necessidade. Também é preciso investir em táticas de negociação e "marketing" para divulgação da marca com oportunidades de emprego para outras pessoas e assim, garantir oportunidades para ambos os lados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por AmaCris
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#96270
Olá, tudo bem?
Me chamo Amanda, possuo um certo conhecimento sobre textos dissertativos-argumentativos, e estou aqui, como mera leitora, para poder dar minha opinião acerca de sua produção!

Primeiramente, o seu parágrafo introdutório apresenta apenas 2 períodos. Eu lhe aconselho a utilizar no mínimo 3 ou 4. Você introduziu falando sobre os trabalhadores informais, estes não estão ligados à empresas, logo, são seus próprios patrões. Estão, porque o "em contraste "?

"Essa é uma das maneiras de sustento familiar acessível encontrado pelas famílias que não conseguiram emprego formal devido a poucas vagas disponíveis e a necessidade de qualificação, em contraste às pessoas que preferem ser o seu próprio patrão."

Não pude encontrar a sua opinião clara sobre o tema, bem como não consegui ser introduzida à temática de maneira fluente. De fato, o termo: "próprio patrão ", me remete a ideia do empreendedorismo, contudo, a construção do parágrafo impossibilitou o desbravar deste pensamento.


Em segundo lugar. Aconcelho-te a não introduzir um parágrafo argumentativo com o conectivo "Em síntese ", ele remete a ideia de : "em resumo", sendo mais viável ser empregado na conclusão. Seu texto ainda não me expôs fatos e opiniões, logo, o emprego deste conectivo torna-se incoerente. O seu segundo parágrafo apresenta uma contradição com o primeiro, a medida que, a introdução coloca os ambulantes (trabalhadores informais) como não sendo empreendedores, já aqui, você aponta: "Sendo assim, o efeito gargalo desenvolvido na sociedade traz o empreendedorismo como uma opção digna de sobrevivência, a exemplo, o crescente número de vendedores ambulantes.". Este parágrafo, do segundo período aos demais, com algumas modificações, seria uma excelente introdução.

Por fim, como desenvolvimento do texto, o 3 e 4 parágrafo estão muito fluentes. Sua conclusão é muito satisfatória, aqui, seu texto seguiu com fluidez e coerência.

Aconcelho-te a aprofundar seus estudos no desenvolvimento da introdução. Lembre-se, neste ponto você deve: introduzir o tema + dar sua opinião (tese) + introduzir aos argumentos, opiniões ou fatos que serão decorridos no texto.

Boa sorte!

Minha nota: 760.
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