Em síntese, diversas dificuldades são enfrentadas diariamente pelos desempregados. Após a pandemia de coronavírus, os índices de desemprego no Brasil aumentaram, seja por pouca oferta, seja pela qualificação necessária. À primeira hipótese, as desigualdades entre oferta e demanda esclarecem as fragilidades do mercado de trabalho visto que é necessário haver, pelo menos, o ensino fundamental ou médio. Sendo assim, o efeito gargalo desenvolvido na sociedade traz o empreendedorismo como uma opção digna de sobrevivência, a exemplo, o crescente número de vendedores ambulantes.
Por outro lado, há o público jovem que visa o empreendedorismo como oportunidade. Na era da tecnologia, as facilidades criadas pela 4ª Revolução Industrial mostram novos caminhos de emprego online, por exemplo, um indivíduo habilidoso com a escrita desenvolve um aplicativo de ensino do português e lucra através de anúncios. Sendo assim, unir comodidade e competências ao seu tempo disponível cria momentos livres para se aperfeiçoar e diminuir a taxa de desemprego.
Logo, a questão de empreendedorismo é ambígua. Dessa forma, cabe o Ministério do Trabalho em criar novas oportunidades de emprego sem necessidade de qualificação para o público através de lojas e restaurantes populares distribuídos em locais de maior necessidade. Também é preciso investir em táticas de negociação e "marketing" para divulgação da marca com oportunidades de emprego para outras pessoas e assim, garantir oportunidades para ambos os lados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.