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Por gislaineWest
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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde, segurança e ao bem-estar social. Entretanto, a violência contra a pessoa idosa impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática.
Primeiramente, é importante ressaltar que crimes contra o idoso deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne na criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, muitos idosos sofrem violência física/psicológica. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Outrossim, destaca-se o descaso com os idosos como impulsionador das violências contra eles. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo por essa linha de pensamento, observa-se que a falta de interesse ocorre por acharem que nunca ficarão idosos, entretanto, precisamos nos colocar no lugar do outro e refletir que lá na frente seremos nós que precisaremos de respeito e solidariedade.
Portanto, caminhos devem ser elucidados para resolver esse impasse, levando-se em consideração as questões abordadas. Sendo assim, cabe ao Governo Federal, órgão responsável pelo bem-estar da população, elaborar um plano nacional de incentivo à pratica de respeito aos idosos, de modo a instituir ações como a criação de campanhas para a conscientização em relação á terceira idade. Isso pode ser feito por meio de uma associação entre prefeituras municipais, governadores e entidades federais haja vista esse fenômeno envolve todos os âmbitos administrativos que realize periódicos eventos de solidariedade e cuidado com os idosos, mediados pela população. Dessa forma, os cidadãos do país terão seus direitos mais resguardados e respeitados. Assim, essa importante questão pode ser solucionada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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